Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Crítica

Olá pessoas, resolvi criar essa coluna de críticas sobre filmes para analisar algumas das obras que eu assisto. Achei que seria ótimo compartilhar minha opinião com vocês, e ao mesmo tempo indicar ótimos filmes. Espero que gostem da crítica de hoje, pois eu a fiz  com muito carinho.Hoje eu não quero voltar sozinho

Em inglês a obra se chama “The Way He Looks” que fica “O Jeito Que Ele Olha”, e vamos concordar que faz muito mais sentido do que “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”.

O filme retrata a vida de Leonardo, um adolescente que nasceu cego, e por conta de sua deficiência ele só tem uma amiga, Giovana. Ele sofre um pseudo bullying/preconceito por causa dessa sua deficiência. O protagonista sente muita vontade de fazer intercâmbio, ir para um lugar onde ninguém o conhece, assim ele pode “inventar” uma personalidade nova. Leonardo diz que nunca se apaixonou e não gosta do fato de nunca ter beijado, mas tudo muda quando um garoto chamado Gabriel entra para a sua turma. O garoto novo começa a andar junto deles, mas essa aproximação dele com Leonardo gera algumas intrigas.

O longa foi feito a partir de um curta-metragem chamado “Não Quero Voltar Sozinho”, (o que me confunde muito pois nunca sei qual é o filme e qual é o curta) e não é nenhum spoiler falar que a história retrata a descoberta da homossexualidade do protagonista. O curta retrata isso, e o poster do filme também.

É tudo simplesmente incrível. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho Consegue misturar a deficiência do garoto junto com a sua homossexualidade de forma sutil, mostrando que isso também é possível e é mais do que normal. É bonito o fato dos dois estarem descobrindo isso juntos. Leonardo, pelo fato de nunca ter visto ninguém, nunca se apaixonou. Gabriel já sentia isso, mas tentava disfarçar ficando com garotas. É de certa forma fofo ver como o Leo tem ciúmes do Gabriel, mesmo eles não tendo nada, mas ao mesmo tempo os dois se sentem atraídos de alguma forma.

O filme é super leve e fofo, não gera polêmicas por misturar tamanhos fatos. Além de mostrar como é a vida de um deficiente visual e como vivem. O garoto usa uma máquina de escrever nas aulas, e usa um celular adaptado à deficiência dele. É algo interessante de certa forma. Eu gostei muito da atuação dos atores e a desenvoltura deles, principalmente o ator Guilherme Lobo, que interpretou um personagem cego e não decepcionou.

Tem algumas cenas meio ‘What?’, como a que o personagem (que é cego) sai do nada e volta tarde da noite, eu não sei como os roteiristas acharam isso normal, mas ok. Super indico o filme.

Eu indico tanto o curta-metragem, quanto o filme em si. Os dois são ótimos.

Você pode assistir ao curta aqui:

12 comentários sobre “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Crítica

  1. assim… tem umas cenas que não são tão leves, não que sejam algo realmente pesado, mas ainda assim as tornam impróprias na minha opinião para ser livre a todos os públicos (não lembro qual é a classificação indicativa). Tem uma cena em que o Leonardo se masturba pensando no Gabriel e outra em que eles estão nus no chuveiro e o Gabriel começa a ter uma ereção por ver o Leonardo e tenta disfarçar. Não é nada mostrado de forma pesada nem nada, pelo contrário, apesar de serem impulsos sexuais, ao meu ver são muito inocentes (eu acho que isso é possível, kkk). Amo esse filme. Tem muita coisa linda no cinema LGBT, não tão inocentes (aquela carinha) mas muito bons. Recomendo Those People (tem na netflix), Tatuagem (brasileiro), e Eu matei minha mãe, que não tem exatamente como foco a temática LGBT, mas o personagem principal tem um namorado e só pela cena em que eles pintam juntos já vale a pena…rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.