Você Precisa Ouvir: “Let’s Dance” do David Bowie (Análise & Crítica)

David Bowie foi aquele típico cantor atemporal, que sobreviveu por várias décadas, sem perder seu nível de sucesso. Ao longo desses anos, o cantor lançou vários álbuns, que se enquadram em muitos estilos diferentes, experimentando várias maneiras de produzir e criar música. O “Você Precisa Ouvir” de hoje irá abordar o álbum “Let’s Dance“, de 1983.Resultado de imagem para david bowie let's danceLet’s Dance é aquele típico álbum experimental que dá muito certo, quase como uma edição limitada, com muito Rock’n’Roll, baixos, baterias e guitarras. Diferente dos mais conhecidos, Let’s Dance possui um vocal mais presente, sem tantos loopings e distorções na voz do cantor.

O foco do disco ainda é a parte melódica, composta pelos instrumentos. As canções trazem bem aquele sentimento de nostalgia dos anos 80, com samples que são bem característicos da época. Em questão de instrumentais Bowie está de parabéns, todas as músicas tem um toque muito original, que as deixa mais interessantes de escutar.

Algumas faixas lembram muito o cantor Elton John, como exemplo na faixa “Modern Love“, onde o cantor abusa de de guitarras, saxofones e piano, fazendo com que seu álbum já comece com um clima bem alto astral.Resultado de imagem para david bowie let's danceDavid usa seu álbum para conversar sobre o amor e os relacionamentos em sua fase moderna, que é cheio de idas e voltas, altos e baixos. Também fala sobre a religião, que mesmo sendo algo acolhedor, consegue ser assustador em alguns momentos. Bowie também implora por diversão, um momento de descanso do mundo, onde podemos apenas dançar e não se preocupar com tudo.

São diversos assuntos muito bem colocados em apenas oito faixas, fazendo com que o álbum funcione quase como um EP. Suas composições são muito bem pensadas, fazendo com que assuntos simples, como o amor, ou o simples fato de dançar, seja muito mais divertido e complexo com David Bowie.Resultado de imagem para david bowie tumblrDas oito faixas presentes no álbum, minhas favoritas são

Modern Love, música que dá inicio ao álbum. Essa fala sobre o amor moderno, que é cheio de controversas e problemas. Bowie não sabe se aceita essa forma de amar ou foge dela.

Criminal Wolrd, que aborda alguns fatores importantes, como a troca de papeis na sociedade, onde os garotos são afeminados e as garotas são másculas. A música também cita os tipos de caráter .

Cat People, que possui uma junção maravilhosa de melodia e vocal. Aqui o cantor fala sobre resolver seus problemas da maneira errada, piorando-os cada vez mais. Provavelmente estes problemas estão dentro de uma relação.Imagem relacionadaConsiderações finais: É um trabalho excelente, mas como não possuo um conhecimento geral, tão expandido, sobre o cantor, logo não posso comparar esse álbum com qualquer outro de sua discografia.

Let’s Dance é a combinação perfeita de letra e melodia, pois cada música consegue passar o sentimento que o cantor quis transmitir, o que na verdade deveria ser algo básico, mas poucos cantores se preocupam em criar o som perfeito para usar com a composição. 

Algumas músicas são mais divertidas do que outras, mas creio que seja algo a ver com o ponto de vista do ouvinte. Tem faixas que possuem instrumentais muito bons, mas o vocal de Bowie não consegue contorná-lo, fazendo com que eu me perguntasse algumas vezes: “Será que essa música ficaria boa na voz de outro cantor?”.

Nota: 4,6/5.

Ouça:

iTunes

google music

Link.

2 comentários sobre “Você Precisa Ouvir: “Let’s Dance” do David Bowie (Análise & Crítica)

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.