Como Eu Era Antes de Você (Resenha)

Se você assim gosta de clichês não vai gostar desse livro, ele faz questão de desconstruir de uma forma linda e bela tudo o que você acha que sabe sobre o amor e outras coisas. Como eu era antes de você foi escrita para talentosa Jojo Moyes dona de vários livros de sucesso como: A última carta de amor, Um mais Um, Baía da Esperança, A Casa das Marés, Em Buscas de Abrigo, entre outras obras fantásticas.

Resenha do Livro: Como eu era antes de você [...] Saga Das Músicas

Sinopse:

 

“Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.”

Resultado de imagem

Contando a história de Louisa Clark, uma jovem de vinte e seis anos que mora com seus pais. Clark trabalha como garçonete a mais de seis anos e namora um cara há sete, mas o mesmo não parece ligar muito pra ela a pesar de todo seu esforço para agradá-lo, a moça vive sua vida monótona e está muito acomodada com sua situação atual. Nem seu emprego medíocre consegue fazer ela se abalar, a mesma ama trocar diálogos com os clientes da cafeteria e jogar altas conversas fora, nem com o seu namoro que por diversas vezes ela cita que “não faz o coração bater forte”, Lou parece instável.

Mas tudo muda começou a mudar quando o café que Louisa trabalha foi fechado, e ela teve quase que por obrigação que procurar outro emprego. Depois de muito buscar e fracassar em sua busca por diversas vezes, Clark percebe que não está qualificada para fazer nada no mundo à fora e sua única habilidade conquistada ao longo da vida se resume a: saber lidar com as pessoas.

Imagem relacionada

Pela necessidade de ajudar sua família e contribuir com a renda da casa, Lou se vê obrigada a aceitar a última e talvez única oportunidade de emprego que o “Centro de Desempregados” tem como opção, sendo que essa tentativa é como: cuidadora de um tetraplégico por seis meses, ganhando um salário extremamente tentador, para se motivar Louisa repete para si mesma diversas vezes – “são apenas seis meses” que vai se livrar disso mais rápido do que pensa.

Após a entrevista com a mãe do rapaz, Lou é contratada e acaba por conhecer Will. Comentando brevemente Will era um advogado respeitado em seu meio de trabalho e disputado por muitos em Londres, o mesmo gostava de passar seu tempo livre em viagens com o objetivo de praticar esportes radicais com sua namorada na época. Mas nem tudo são flores, Will agora se vê preso a uma cadeira de rodas, e se torna uma pessoa amarga, antipática, infeliz e mal humorada.

O primeiro contato de Lou e Will não foi nada agradável, o que já era esperado por que o moço detestava a presenças de pessoas que não fossem o pai, a mãe ou o enfermeiro que cuidava de sua saúde. Com o passar do tempo Louisa ainda tenta se adaptar com o gênio forte de Will, ele insisti em continuar dando”cortadas” em praticamente tudo que ela fala ou questiona, e diz que sua presença não é necessária ali.

Imagem relacionada

Mesmo com as dificuldades Lou opta por continuar no emprego, após a mãe de Will pedir muito para que ela dê outra oportunidade para o mesmo. E é graças a essa insistência que Clark passa a conviver diariamente com Will, porém trata ele com reciprocidade da mesma forma que estava sendo tratada usando a grosseria e o um pouco de sarcasmo.

Com tudo aos poucos vai nascendo uma certa amizade entre os dois mesmo com a troca de farpas. Ambos acabam por criar um tipo de relacionamento além do profissional de fato, criando uma relação de amizade bem interessante a propósito. Mas, Lou depois desse contato todo com Will acaba meio que sem querer descobrindo o por que do contrato ser apenas de seis meses e, é nesse meio tempo que ela cria para si mesma, talvez pela primeira vez na vida um objetivo, saindo de toda a sua ideologia. Esse objetivo é: “Mostrar que a vida merece ser vivida“.

Resultado de imagem

Louisa e Will começam a fazer diversas atividades juntos como: assistir filmes, passear em pontos turísticos da cidade onde vivem. Um tempo depois acabou chegando a hora esperada Will começa a demonstrar uma certa confiança pela moça, sendo assim ele passa a dar espaço para Lou, ficando mais perto dela ele não consegue entender como uma jovem tão inteligente se contentava em trabalhar em um Café. Durante um dos vários momentos de conexão que os dois se encontram, ocorre a visita de sua ex- namorada, que olhando claramente com pena para Will veio lhe contar que estava noiva, não tendo outra reação ele apenas lhe dá os parabéns. Mas tenho certeza que quando vocês estiverem lendo vão poder sentir realmente o que ele estava sentindo ao receber a tal “novidade”.

Imagem relacionada

A cada minuto que passa com Will, Louisa aprende um pouco mais, começa a aprender o por que e como uma pessoa consegue ser inteligente, engraçada, generosa mesmo estando em uma situação não tão boa em sua vida (quase que medíocre por causa de suas deficiências). Ela passa a perceber que Will lhe dá mais atenção que seu namorado, Patrick (insignificante), que atualmente só quer saber de trabalho e academia. Will é um verdadeiro cavalheiro lembrando quase que sempre de pequenos detalhes que ela lhe contou há muito tempo. E como já está quase no fim de seu serviço de seis meses Louisa está planejando uma atividade nova e ao mesmo tempo que possa fazer o Will feliz, quer que ele se sinta livre e vivo novamente. Enquanto isso, Will busca sair de sua zona de conforto, mostrando para Lou o que aprendeu de novo, buscando também novas experiências para si mesmo.

Resultado de imagem para me before you png

Felizmente eu não vou contar o final para você leitor, mas posso te dizer que se você espera finais felizes ou algo relacionado a isso, comece a buscar outra leitura essa não é a certa para você. O livro é linda e sua escrita nos permite sentir todas as reações e sentimentos dos personagens, abrindo espeço até mesmo para os secundários, recomendo que você leia esse livro que na minha lista já é classificado como um verdadeiro clássico.

O livro ganhou uma adaptação por meio de um longa-metragem em 2016, foi fantástico ver tudo o que já havia lido transparecendo na tela de cinema. Foi na minha opinião houve uma escolha perfeita de atores e atrizes para cada papel, os ambientes usados foram lindamente pensados para serem fieis ao livro. Se você ainda não assistiu clique aqui e confira essa obra de arte.

Para comprar o livro clique aqui.

Para baixar e ler em PDF clique aqui.

Nota: 8,9/10

Tem alguma sugestão ? Entre em contato com a gente por meio da nossa página do FacebookSaga Das Musicas

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.