Você Precisa Ouvir | Ceremonials – Florence + The Machine | A magia e o paganismo da banda em sua fase mais intensa

Sem dúvida uma das melhores bandas de Folk-Rock Alternativo da atualidade, Florence e sua Máquina sempre se mostraram como camaleões da música Indie, desde seu primeiro disco, Lungs de 2009, a banda vem alternando drasticamente o seu estilo a cada álbum produzido. Ceremonials foi produzido por Paul Epworth, sendo lançado em outubro de 2011, concretizando suas forças pagãs.10Segundo o Google, “Ceremonials” está classificado como “Art Rock”, e de fato o disco é uma bela obra de arte, tanto poética, quanto melódica. A banda, de fato, trabalhou muito duro na produção do álbum, sendo nítido o esforço tido por eles, uma vez que cada uma das canções consegue te tocar de formas absurdas. O disco veio ara apresentar um lado mais obscuro da banda, com seus instrumentais pesados, passando um sentimento de força, dando consistência para cada composição presente aqui.

O arranjo musical é diversos instrumentos diferentes, alguns dos quais eu nem conheço, mas é nítido a presença de harpa, órgão, guitarra, bateria, baixo, etc. Cada música contendo os instrumentos certos para se obter um resultado homogêneo. Realmente uma obra de arte musical. Algumas das faixas chegam a se parecer com canções gospel por conta dos vocais de Florence e o estilo usado para a composição final, como exemplo: “What The Water Gave Me“, “Shake It Out“, “Only If For A Night“, etc.

Resultado de imagem para florence and the machine ceremonials photoshootO álbum de Florence conversa sobre diversos assuntos, como a morte, a solidão e a tristeza (que são abordados de uma forma irônica), as mágoas do passado, a religião, etc. É um disco bem agridoce, com muitas coisas misturadas. O tema “religião” é o que mais prevalece no disco, em faixas como “Seven Devils“, “Spectrum” e “All This And Heaven Too“.

O disco, ao meu ver, funciona como uma mistura cultural, que cultua desde os costumes místicos, até o cotidiano cristão, de uma forma amarga e opaca. Florence também aborda uma parte de sua vida pessoal, mostrando suas frustrações no amor, como podemos ver em “Lover To Lover“. É um disco 24% confessional.

Há também quem diga que o disco abre portas para crenças maçônicas, principalmente em “Shake It Out” e “No Light, No Light“. Segundo teorias, as músicas falam sobre bruxaria voodoo e rituais maçônicos de inicialização espiritual. Resultado de imagem para florence and the machine ceremonialsO disco possui pelo menos umas três versões, mas o que eu tenho possui apenas 12 faixas, das quais as minhas três favoritas são:

Shake It Out, impossível não amar essa música. A faixa fala sobre como as pessoas se prendem aos acontecimentos do passado, deixando que eles as assombrem. O refrão “é difícil de dançar com um demônio em suas costas” remete ao fato de não conseguir prosseguir sem superar tais fatos.

Never Let Me Go, baladinha bem triste. A música é uma balada sentimental, onde Florence cria laços com uma pessoa X e pede para que nunca a abandone. Realmente uma das faixas mais lindas do disco.

Seven Devils, uma música bem macabra por sinal. Florence assume o papel de uma personagem sanguinária que promete acabar com o reinado de um rei, citando que os sete demônios que a rodeiam passarão a rodeá-lo e matá-lo. Os demônios podem ser uma metáfora para nossos demônios internos, que aprendemos a domesticá-los e lidar com eles.Imagem relacionadaConsiderações finais: É realmente um disco divino, um dos meus favoritos na verdade. Florence + The Machine é realmente uma das bandas mais importantes da atualidade, tanto por seus feitos no estúdio, quanto no papel e nos palcos. Não tem nem como comparar o álbum com os outros da discografia da banda, pois são todos tão únicos e originais que não faria sentido. Ceremonials é um daqueles discos que fazem cono nós nos apaixonem por seu estilo, fazendo também com que procuremos mais sobre a banda e sobre artistas próximos.

Nota: 5/5.

Ouça:

iTunes

google music

Link.

4 comentários sobre “Você Precisa Ouvir | Ceremonials – Florence + The Machine | A magia e o paganismo da banda em sua fase mais intensa

  1. Hi, I do believe this is a great site. I stumbledupon it
    😉 I may return yet again since i have book marked it.
    Money and freedom is the greatest way to change, may
    you be rich and continue to help others. I have been surfing
    online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good
    content as you did, the net will be much more useful than ever before.

    Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your
    content seem to be running off the screen in Ie. I’m not sure if this is a
    formatting issue or something to do with web browser compatibility but I
    thought I’d post to let you know. The design and
    style look great though! Hope you get the issue fixed soon. Kudos http://goodreads.com

    Curtir

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.