NOEL GALLAGHER’S HIGH FLYING BIRDS – WHO BUILT THE MOON? | Análise & Crítica

Já estamos oficialmente vivendo em 2018, e para aproveitarmos bem esse ano já estou providenciando muitas análises e críticas. A primeira análise de 2018 será sobre o disco “Who Built The Moon“, que foi indicado pela Andreza Prado, uma leitora do blog.

N.G.H.F.B é uma banda formada pelo ex integrante do Oasis, Noel Gallagher, e logo chamou muita atenção dos fãs da antiga banda para virem dar uma olhada no trabalho novo do guitarrista. Confesso que não conheço muito o trabalho do Oasis, até tenho um cd deles, mas nunca fui realmente um fã, então minha crítica não será muito apegada à antiga banda, sendo mais técnica. noelAssim que eu vi a capa do álbum junto ao nome da banda, automaticamente me lembrei das tantas bandas hippies dos anos 70 que tinham nomes gigantes. O disco trás um aspecto meio retrô tanto em seu nome, arte de capa e músicas. São faixas bem experimentais, que misturam inteligentemente os estilos: Country, Folk, Progressive Rock e Electronic, esse último é bem explorado nas canções, só que de modo sutil, sem deixar que o disco vire uma palhaçada de estúdio.

“Who Built The Moon?” possui músicas bem instrumentais, deixando claro que os vocais realmente não são o foco deste trabalho. Cada faixa possui uma montagem diferente de instrumentos, que juntos montam várias sinfonias, quase como música erudita, Rock’n’Roll e Pop, mas bem suave. Resultado de imagem para noel Gallagher's High Flying BirdsA frase “sexo, drogas e rock’n’roll” se encaixa perfeitamente no conceito deste álbum, que assim como eu havia dito, é bem retrô, criando um ambiente bem anos 70, onde o rock era basicamente para curtição e festas, mas o disco não vai tão longe assim, ficando apenas na parte rasa.

Algumas faixas tem letras realmente enigmáticas, quase como se fossem apenas para encher o espaço vazio da voz, deixando os holofotes apenas para os arranjos e as melodias, mas ainda sim possuem letras muito bonitas, geralmente nas baladas mais lentas, essas que são o clímax do disco, já que são elas que alavancam a parte conceitual da coisa toda. Não dizendo que as músicas agitadas sejam ruins, mas não são tão emocionantes quanto as baladas. Resultado de imagem para noel Gallagher's High Flying BirdsDentre as doze faixas presentes no disco, minhas três favoritas são:

It’s A Beautiful World, que fala literalmente sobre como o mundo é belo e nós precisamos aproveitá-lo enquanto pudermos. Então chega de tristeza e vamos e dançar. A música junta o Rock com o doce som dos sintetizadores.

She Taugh Me How To Fly, baladinha fofa onde é descrito um amor tão puro, onde sua amada o “ensinou a voar”, metaforicamente fala sobre viver experiências novas. Essa não é das lentas, sendo na verdade uma das mais rockzão do disco.

Black & White Sunshine, eu entendi que a música fala sobre a cúpula da fama, que ele descreve na letra como “selva”, onde ele se sente preso e precisa ser resgatado. É interessante e bem governamental. Resultado de imagem para noel Gallagher's High Flying BirdsConsiderações finais: Olhando meticulosamente para esse disco como um todo, eu diria que ele é nostálgico sem querer, pois eu percebi que esse tenta ser um trabalho atual, recriando algo que já existia e dando uma cara mais jovial, com uma pegada meio retrô, mas acabou que ficou parecendo exatamente o contrário. Não é um disco nem de longe ruim, mas acaba não tendo um conceito tão forte assim, parecendo uma tentativa de recriar o cenário musical hippie de antigamente. As músicas são ótimas, é um disco que eu provavelmente irei voltar a ouvir.

Nota: ✪/5.

Ouça:

iTunes

google music

Link.

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.