Livro | Me Chame Pelo Seu Nome – André Aciman | Resenha

Existem algumas obras literárias que só vem ganhar visibilidade quando são notadas por algum diretor de cinema, que resolve adapta-las para as telinhas. Um bom exemplo é o livro “Me Chame Pelo Seu Nome”, que foi lançado em 2007. Esse fez um tremendo sucesso com os jovens no final do ano passado, graças ao longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Luca Guadagnino.Resultado de imagemO livro tem narração em primeira pessoa, quem conta a história para a gente é o Elio, que revive um de seus verões que aconteceu em meados dos anos 80. Sua família de classe média, seu pai professor universitário renomado e sua mãe tradutora, tem um programa que seleciona todo ano um escritor jovem para passar as férias de verão em sua casa de veraneio na Itália, para esse escritor assim poder, além de tirar ótimas férias, melhorar seu manuscrito.

Quem é selecionado pelos pais de Elio é Oliver, um jovem escritor filosofo. A partir do momento em que os dois se conhecem algo muda tanto em Elio quanto em Oliver e eles tem de decidir se vão levar esse sentimento à diante ou não.Imagem relacionadaO ritmo da história acaba sendo lento por dois motivos: escrita shakespeariana e enrolação no primeiro ato. O Elio é muito obcecado pelo Oliver e deixa bem claro a sua fissuração pelo rapaz em diversas formas, e, se isso já não bastasse a narrativa ainda é bem cheia de sentimentalismo shakespeariano.

Me Chame Pelo Seu Nome trás um “romance” bem real, na verdade uma história que poderia muito bem ter acontecido com qualquer pessoa, principalmente com quem tinha sentimentos homo afetivos nos anos 80. Em nenhum momento do livro eu cheguei a ler a história como uma ficção, pois parece que realmente é um relato de alguém que viveu tudo aquilo, tendo uma grande carga emocional.

Eu não diria que o filme seja um daqueles romances clichês, na verdade esse passa bem longe da repetição, criando um contexto que, por mais manjado que seja, consegue se desenvolver muito bem. O amor não é o foco deste livro, o sentimento é ocupado por outro, o desejo, que, junto da intensidade, cria um clima bem exótico e gostoso de ser acompanhado página por página.

Nota: ✪/10.

Compre por AQUI. 

Ou.

Google Drive.

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.