Livro | Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens (Com Amor, Simon) – Becky Albertalli | Resenha

Resultado de imagem para simon vs a agendaOs tempos estão bons para os LGBT’s que curtem um romancezinho. Estamos tendo uma chuva de histórias com temas que abrangem as minorias, como o “Me Chame Pelo Seu Nome“, que ficou muito famoso entre os cinéfilos e os leitores de todo o mundo. Este, por sua vez, é um livro um pouco mais leve e com temática adolescente, que não trata sobre a descoberta, mas seu posterior. A obra foi lançada em 2015 pela autora e psicóloga, Becky Albertalli.

Nosso protagonista é o Simon, um garoto que é decididamente gay, entretanto, faz questão de que ninguém saiba… ninguém a não ser seu amigo virtual, no qual ele troca emails anônimos, “Blue”. Ambos os garotos usam nomes falsos para conversar entre si, logo eles não se conhecem pessoalmente, só sabem que estudam no mesmo colégio.

Simon é descuidado e acaba sendo descoberto por um de seus colegas de classe, que o chantageia, pedindo ajuda para sair com a sua amiga, Abby. O protagonista tem sua reputação e a amizade de Blue em jogo, logo tem de decidir se vale a pena “ajudar” o chantagista ou não. 

Opinião sobre os personagens: Todos são bem divertidos e não causam enjoo. A autora entregou à cada um deles uma personalidade bem única, porém todos são estereotipados. Nós temos um hipster que curte tocar violão, uma garota otaku que curte cultura oriental e uma patricinha que, por algum motivo, é muito legal. Eu senti que o personagem “Simon” caiu no estereótipo “Harry Potter“, tendo uma personalidade muito morna, sem auges. Seu único objetivo, o livro todo, é saber quem é o Blue. Nem mesmo sua sexualidade toma tantas páginas.

Em alguns pontos do livro as personagens passam por algumas situações que as fazem sentir emoções, como em qualquer outra história normal, porém em várias destas partes os atos e falas de tais personagens não entram em coerência com suas respectivas personalidades. Como se por breves momentos durante a narrativa os personagens virassem outras pessoas e depois voltassem ao normal do nada, com explicações bem básicas para tais acontecimentos.

Resultado de imagem para simon vs a agenda
Imagem retirada do site “Romances e Leituras”.

Opinião sobre a história em si: De fato esta consegue ser inovadora, mesmo planando os terrenos do clichê. Sempre que pensamos em colegial há aquele sentimento de ‘ah, de novo não”, pois é a mesma coisa, os mesmos problemas e as mesmas soluções e finais. Este livro tenta e consegue fugir, com bastante sucesso, desta repetição de atos, como por exemplo os “bullys”, as “patricinhas”, entre outros padrões de “High School”. Aqui a narrativa busca trazer problemas e situações um pouco mais reais, como o preconceito em si e a vida colegial de uma forma mais concentrada.

O que prende mesmo a atenção é o clima de mistério que é criado em cima da identidade secreta, de “Blue”, que mais para o final é descoberta. Todos os personagens são alívios cômicos, com exceção do suposto “vilão” que nos é apresentado, pois todas as suas aparições são descritas de formas repulsivas, logo não há como simpatizar com ele de maneira nenhuma.

O livro peca um pouco ao tentar trazer à tona o tema “sexo”, pois este não é bem trabalhado dentro da narrativa. Quanto mais a autora tenta desenrolar o assunto, mais estranho e subtendido fica. É como se ela quisesse aborda-lo, mas ao mesmo tempo ficasse com receio de ir muito longe, então todas as vezes que “sexo” é citado de alguma forma, e há uma tentativa de aprofundá-lo, o foco da história muda do nada, deixando-o vago e esquecido até ser citado novamente.

É um ótimo livro, nitidamente voltado ao público jovem, entre seus 14 e 17 anos. Não há nada muito saturado e nem demasiado intenso. A história é bem leve e curta, sem temas muito polêmicos. Perfeito para quem quer um descanso mental, pois o livro é bem curto e rápido.

Nota: ✪/10.

Compre AQUI!

Baixe AQUI!

Assista ao trailer do filme:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.