Crítica: “Sweetener” – Ariana Grande

Ariana grande sweetener crítica saga das músicasE chegou ao mundo o novo álbum de Ariana Grande, o “Sweetener”, que mal chegou às plataformas de stream e já está dividindo opiniões entre os fãs da cantora. O álbum foi lançado, pela Republic Records, na madrugada do aniversário de Madonna e morte de Aretha Franklin. Sua produção é assinada por Max Martin, Pharrell Williams, Ilya Salmanzadeh e Savan Kotecha. Será que Ariana cairá na maldição do 4º álbum? Algumas coincidências já podem ser notadas, como a mudança de estilo e a arte de capa colorida.

‘Sweetener’ conta com participações de “Pharrell Williams”, “Nicki Minaj” e “Missy Elliott”. Leia mais aqui: Ariana Grande | Discografia Comentada


Tendo produtores conhecidos, logo surgem algumas semelhanças de trabalhos parecidos, como Nelly Furtado, Katy Perry, Justin Timberlake e Madonna. Em alguns momentos as “Destiny’s Child” voltam à lembrança. O disco de Ariana nos trás um interessante degradê entre o R&B e o Soul com o Rap e o Hip-Hop. ‘Sweetener’ mistura os instrumentos eletrônicos, bem como sintetizador, com físicos. Aqui temos um conjunto de cordas, baixo, guitarra, violão e teclado.

A cantora também separa uma parte de seu disco para o Dance Pop, mas o que deu a entender foi que ela tentou fugir do mainstream e criar um trabalho para um público mais segmentado. Ou até mesmo mostrar algumas das influências que teve ao compor seu álbum, dando uma nova opção para seus fãs. Tendo isso em mente, soa um tanto como Katy Perry em seu último trabalho.

Suas músicas tem melodias doces, já sugere o nome. Algumas são doces até de mais, e outras, como Madonna, são “Hard Candy’s”. Ariana não está utilizando mais de tantos melismas, como fazia em “Yours Truly”, mas está com um volume vocal bem agradável. É um álbum muito bem produzido, não há como dizer o contrário, mas o que o torna “diferente” sonoramente falando, é o gênero musical escolhido. A base de fãs de Ariana é compostas de LGBT’s e garotas adolescentes em sua maioria, e o Hip-Hop não está muito frequente em suas playlists.

Algo incomodo são os refrões com frases repetitivas e os instrumentais que não crescem e não encontram um climax. A voz da cantora, em tom de sussurro também ajuda a dar um pouco de sono, mas em geral são ótimas músicas.Resultado de imagem para ariana grande sweetener criticaTentando fugir do monstro de 2018, que são as músicas “vazias” de balada, Ariana investe bastante em suas letras. Já em sua intro conseguimos notar uma homenagem ao seu avô. A partir disso percebemos que se trata de mais um álbum confecional.

Parte de suas letras são dedicadas ao amor que está vivendo com Pete Davidson, logo temos algumas singelas homenagens ao namorado da cantora. Há até mesmo uma música com o seu nome dentro da tracklist. Ariana também comenta sobre o atentado que sofreu em Manchester, durante seu concerto. Tanto que algumas composições falam sobre como seu caráter mudou depois do ocorrido.

Além de deixar bem claro que Deus é mulher, em uma fantástica música sobre feminismo, dando poder total e sexual às mulheres, Ariana dedica a última faixa de “Sweetener” aos feridos em Manchester. A canção tem exatos 5 minutos e 22 segundos, e 40 segundos do tempo da música são usados como forma de respeito e luto (22 de maio foi o dia do incidente).

Considerações finais: ‘Sweetener’ é nitidamente seu trabalho mais maduro até então. Suas letras fogem da fofura extrema que a cantora estava fadada a viver graças à seu personagem infantil. Ariana decidiu investir em sua felicidade em primeiro lugar, talvez após perceber que a vida não é eterna. Ela está cantando algo que gosta, compondo sobre o que quer, e aos poucos, conquistando novos fãs. Talvez não agrade o mainstream e os seus fãs que a vem acompanhando desde 2012, mas é claramente uma mudança para melhor. Uma pena não ter mais mulheres envolvidas em sua produção!

Nota: 4,4/5.

Ouça:

Faça o Download:

iTunes

Link.

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.