Clean Bandit – “What Is Love?” | Crítica

Grupo britânico muda radicalmente seu som e surpreende fãs

Clean Bandit estourou em 2014 com o hit “Rather Be”, em colaboração com a cantora Jess Glynne, desde então vem crescendo gradativamente no mercado musical. Seu primeiro álbum “New Eyes” tem uma pegada bem experimental, e talvez por isso a banda tenha feito mais sucesso com seus singles. ‘What Is Love?’ é seu segundo trabalho de inéditas em estúdio. Seu lançamento ocorreu no final de Novembro e sua produção é assinada por 12 profissionais, incluindo os três Dj’s da banda, Grace Chatto, Jack Patterson e Luke Patterson.

Diferente de “New Eyes”, esse novo disco trabalha mais com o mainstream. Há mais de uma canção no álbum que trás aquele som de xilofone que ouvimos em músicas como “Shape Of You” do Ed sheeran, ou, “The Greatest” de Sia. Além do fato da banda trazer muitos elementos do reggaeton, que simplesmente explodiu em 2016. É um disco bem inteligente que abrange alguns estilos mais atuais como o Hip-Hop, e outros não tão atuais assim como o Reggae e o Synthpop.

Algo que faz falta é a famosa harmonia de cordas que Clean Bandit trás desde seu primeiro single. Obviamente a banda já trabalhou diversos estilos e inúmeras formas de produzir suas músicas, mas os violinos eram como sua marca registrada, e neste disco não se tem tantos registros disso. O que nos faz acreditar que Clean Bandit é mais uma das bandas britânicas que cria uma identidade muito forte, mas se perde na tentativa de entrar no mercado musical americano. Lembrando que essa mudança não subtrai a qualidade de “What Is Love?”, que é um disco incrível. 

O álbum, em sua versão deluxe, conta com dezesseis faixas, e tem as participações de Zara Larsson, Luis Fonsi, Marina, Demi Lovato, Anne-Marie, Sean Paul, Ellie Goulding, Big Boi, KYLE, Stefflon Don, Tove Styrke, Craig David, Kirsten Joy, Rita Ora, Julia Michaels, ALMA, Yasmin Green, Bhad Bhabie, Charli XCX, DaVido, Love Ssega and Louisa.

Analisando algumas letras, percebe-se que o álbum tem um conceito interno muito forte. Seu título é uma pergunta: O que é o amor? E suas músicas respondem de forma bem coerente. Há o amor pós vida, quando você se lembra com carinho de alguém que já se foi. Tem também o amor proibido, que é aquele brecado pela sociedade. O amor próprio, amor pelo seu filho, etc. 

Além desse tema central, o álbum aborda outros temas, como: relacionamentos, a maturidade, liberdade sexual, comportamento social, término de namoro, poder feminino, etc. 

É até então o melhor álbum do grupo, esteticamente falando e musicalmente falando, mas temos a problemática de que o grupo e britânico e está tentando entrar no mercado americano, logo seu som foi mudado de forma estratégica para agradar os estadunidenses. Isso fez com que Clean Bandit perdesse um pouco de sua essência, mas só o suficiente. O álbum é ótimo, a escolha de artistas é ótima, mas está um pouco mainstream de mais. 

Nota: 3,8/5.

Ouça: 

Download. 

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.