Aqui está uma boa chance para você conhecer o primeiro álbum da lenda do rock, Stevie Nicks!

Ainda no Fleetwood Mac, Stevie decidiu investir em uma carreira solo, já que ela era a que mais se destacava no grupo. A banda tinha lançado o disco “Tusk” de 1979 e logo saíram em turnê para promove-lo. Após esse período a cantora investiu seu tempo em seu primeiro disco solo.
‘Bella Donna’ foi lançado no dia 27 de Junho de 1981, e até o momento desta matéria o álbum tem 37 aninhos de existência. Em Setembro daquele ano o álbum começou a ser notado e chegou à primeira posição das paradas da Billboard E.U.A. Chegou a ser premiado com o status de platina pela RIAA no mês de Outubro. Passou 3 anos na Billboard 200 e vendeu mais de 6 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Foram convidados, para participar do disco, cerca de 20 músicos famosos, incluindo Tom Petty, Don Henley, Waddy Wachtel, Bruce Springsteen, Roy Bittan, entre outros. Com tantos nomes conhecidos e a originalidade de Stevie, o álbum ganhou um toque bem único, musicalmente falando, e talvez por isso seja o seu disco solo mais vendido até hoje, que está na lista de “Maior de todos os tempos Billboard 200 Albums”.
Apesar de haver muitas pessoas envolvidas no álbum, todas as faixas de “Bella Donna”, com exceção de “Stop Draggin’ My Heart Around”, foram compostas por Stevie Nicks. Fato que não chega a ser segredo, uma vez que só Stevie tem essa paixão por fazer poesias virarem músicas.
A faixa título, que abre o disco, fala sobre estar envelhecendo e precisar tomar as decisões certas na vida. Uma metáfora para a carreira da cantora, que na época estava se recuperando de um período tenso no Fleetwood Mac.
O single “Stop Draggin’ My Heart Around” foi o que teve o melhor desempenho comercialmente, já que soa como uma típica canção de Rock’n’Roll, enquanto as outras são mais leves, ou mais pessoais. Sua letra fala sobre estar se relacionando com alguém que sempre te trás problemas.
Já “Edge Of Seventeen”, a canção mais selvagem de todo o álbum, não conseguiu números iguais ao primeiro single, mas anos depois virou a favorita de muitos. A música é dedicada a morte de seu tio e ao assassinato de John Lennon, sendo uma poesia sobre o luto e sobre o auge da juventude que eles perderam. A pomba descrita na música simboliza a paz.
Stevie Nicks deu início aos anos 80 com muito Rock e muita poesia. Seu álbum é um ótimo retrato do que está despercebido na cultura pop oitentista. ‘Bella Donna’ é inovador e encanta gerações até hoje, e será um pouco difícil de alguém repetir ou superar os feitos que Nicks conseguiu com seu debut.
Leia: Stevie Nicks – “Rhiannon” | Análise
Nota: 5/5.
Ouça:
Adoro a Stevie. Faz tempo que não escuto Bella Donna, mas o farei em breve, inspirada pelo post
CurtirCurtido por 1 pessoa
aaah que bom que consegui te inspirar ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa