Entenda a importância de “O Clube Dos Cinco” | Crítica

Mais de 30 anos desde seu lançamento e a obra continua sendo um clássico sobre os nichos sociais estabelecidos na adolescência

Resultado de imagem para O Clube Dos Cinco

Seu roteiro foi escrito em dois dias por John Hughes e sua direção ficou por conta do mesmo. Lançado em Junho de 1985, “The Breakfat Club” já é considerado um clássico dos anos 80. Contém as ilustres atuações de Molly Ringwald (que está presente em basicamente todos os filmes teen dos anos 80) e Anthony Michael Hall.

No longa, cinco jovens ficam juntos de detenção em um sábado de manhã. Cada um deles é de uma “panelinha” social diferente, por exemplo, temos a patricinha, o esportista, o nerd, o valentão e a garota excluída que não fala com ninguém. Forçados a estarem no mesmo ambiente, eles começam a entender como a autoridade e a falta dos pais influencia na personalidade de cada um, e acabam aprendendo um pouco entre si.

O filme todo se passa em uma biblioteca escolar, as vezes o cenário varia, mas é sempre algum lugar dentro do colégio e mesmo assim os personagens sempre voltam para a biblioteca. Basicamente, o filme tem de funcionar com diálogos inteligentes, que expressem a revolta dos jovens.

Bender, o valentão, é a parte provocativa da obra. Sua presença no longa soa como um incomodo, pois o personagem faz com que seus colegas encarem a própria realidade à força, com insultos e insinuações, que no final acabam fazendo muito sentido. No final do filme já não sabemos se o amamos ou o odiamos, mas uma coisa é fato, ele é o pilar da história.

Da metade do filme para o final temos mais interações amigáveis entre os personagens, que trocam experiências de vida e explicam suas condições e o motivo pelo qual pegaram detenção, e é nesse momento que há um longo diálogo de provocações, mas que no final serve para mostrar como os papéis sociais são cruéis, tanto com quem está na melhor posição, quanto com quem está na pior.

No final a mensagem passada é que todos nós temos problemas familiares e de convívio social, mas claro, algumas pessoas passam por perrengues piores que as outras, mas isso não significa que todos nós não absorvemos a culpa e a dor. “O Clube Dos Cinco” mostra que a nossa família e nosso condição financeira influencia muito no papel social que ocupamos. Além disso também mostra como a forte cobrança em cima dos jovens resulta em adultos perdidos em relação às suas próprias vidas.

Nota: 8/10.

Assista ao trailer:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.