Não existe um personagem negro (se quer) em “Titanic”, mas é claro que você não notou

O romance lançado há mais de 20 anos possui um fato interessante que a internet só prestou atenção agora

Resultado de imagem para titanic filme

A história de amor vivida por Leonardo DiCaprio (Jack) e Kate Winslet (Rose), que eternizou a voz de Celine Dion com a balada “My Heart Will Go On”, aqueceu os jovens corações de quem cresceu nos anos 90. Dirigido por James Cameron, o longa de pouco mais de 3 horas conta a história do navio “Titanic”, que naufragou em 1912, sua trajetória é mostrada no plano de fundo de um românce entre uma mulher da alta sociedade e um viajante pobre.

Após muito tempo os internautas descobriram que na verdade pessoas negras eram proibidas no navio, e compartilharam tal fato em forma de comemoração, uma vez que o naufrágio matou centenas de pessoas. Mas então o que significa esse título sensacionalista? Bem, pode ser um clickbait, mas não deixa de ser verdade.

No final dos anos 90 tínhamos grandes galãs, como o próprio DiCaprio, além de Matt LeBlanc, Brad Pitt, além de outros grandes nomes. Enquanto os atores negros mais famosos que tínhamos eram apenas o Will Smith e o Eddie Murphy, e olha que irônico, os dois faziam apenas papéis em filmes e séries de comédia.

Chegando neste ponto, conseguimos entender que, pelo menos no caso do Titanic tem uma explicação, mas ainda há tantas outras obras que passam pela mesma coisa e, fascinante-mente, ninguém nota, pois é muito mais fácil fingir que essa parcela de pessoas não existem. Assim como a televisão vive excluindo pessoas LGBTQ+, e provavelmente só colocam as mulheres em filmes para que os protagonistas tenham um par sexual.

Hoje o público tem acesso à coisas que realmente os interessa, logo pessoas negras estão procurando cada vez mais por conteúdos que os represente, assim como o movimento feminista e LGBTQ+. É preciso lembrar que a classe branca pode não ser tão dominante quanto parece, o boicote já destruiu carreiras antes, e agora ele virá mais forte do que nunca.

4 comentários sobre “Não existe um personagem negro (se quer) em “Titanic”, mas é claro que você não notou

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.