As mulheres marcaram e mudaram o mundo da música, mas estas deram luz e esperança à gerações de pessoas negras

Todos já sabemos agora que representatividade é algo, sim, muito importante, e sempre temos de lembrar que a cultura negra foi muito marginalizada, porém plagiada incessantemente. As mulheres negras são as mais desrespeitadas em nossa sociedade machista e racista, e é sempre bom ressaltar que foram as mulheres negras que revolucionaram a indústria, várias vezes e de diversas formas.
Nesse dia das mulheres teremos uma lista de mulheres negras incríveis que deixaram sua marca na história da música e sempre serão lembradas!
1 – Sister Rosetta Tharpe
Conhecida como a mãe do Rock’n’Roll, Rosetta foi uma percursora do estilo, que mistura Blues e Country. A cantora cantava música góspel, e é conhecida por sua maneira única de tocar guitarra. Foi um nome muito importante nos anos 40. É interessante citar que nomes como Elvis Presley e Rolling Stones ficaram famosíssimos anos depois fazendo um som muito parecido com as músicas de Tharpe. A cantora faleceu em 1973.
2 – Aretha Franklin
Considerada a melhor cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone, Aretha é uma das maiores vozes da década de 70. Sua poderosa força vocal encantou gerações e influênciou diversas cantoras, como Mariah Carey, Celine Dion, Whitney e etc. Sua forma de interpretar canções é imcomparável, pelo menos isso nenhuma cantora branca conseguiu copiar. Infelizmente veio a falecer ano passado.
3 – Diana Ross
Diana sempre possuiu um lado visual muito forte, e fez questão de criar ótimos conceitos para seus discos. A cantora fez parte do grupo “The Supremes” por 9 anos e decidiu seguir carreira solo na década de 70. Seu estílo de música viaja entre o R&B e a Disco Music. Diana nunca recebeu um Grammy por conta do boicote sofrido pela academia, que já assumiu que a cantora deveria ter vencido em uma das vezes que concorria, mas deram o prêmio à outro.
4 – Donna Summer
Donna é conhecida como a Rainha da Disco Music. A cantora reinventou o estilo que fez muito sucesso no final dos anos 60, entregando ótimos vocais e grandes performances. Donna também se reinventou muitas vezes, viajando entre o Pop Rock e o R&B em vários momentos de sua carreira, mas seu legado é por ter dado um auge à Disco Music, estilo musical com grande presença de artistas negros, mas popularizado pelos Bee-Gees.
5 – Grace Jones
Grace é uma cantora, atriz e modelo jamaicana, que ficou muito conhecida no final dos anos 70, por sua beleza única e a forma audaciosa como suas músicas soavam. A cantora já chegou cheia atitude ao mundo da música, cantando sobre seus desejos sexuais, sem medo do que iriam dizer. Grace também ficou muito conhecida pela estética de seus clipes, de moda e a forma como se maquiava, de forma extravagante. Suas músicas são uma deliciosa mistura de R&B, Hip-Hop e Groove.
6 – Whitney Houston
Não há uma pessoa se quer no mundo que não conheça a grandesa dessa mulher. Whitney vem de uma família religiosa, e por conta disso começou a cantar bem cedo, e com uma característica única ensinada por sua mãe. Sua voz é inesquecível e imcomparável a nenhuma outra. A cantora foi inserida no meio da música Pop muito cedo, como uma forma de enbranquece-la socialmente, mas logo ela migrou para o R&B, estilo musical da cultura negra, pois Whitney queria estar mais conectada com seu povo. A cantora é uma das mais premiadas da história, sendo muito presente em todas as décadas desde o início de sua carreira até seu falecimento.
7 – Janet Jackson
Seguindo os passos do irmão, Michael Jackson, Janet foi muito grande nos anos 80 e 90. A cantora também era devota do Dance Pop e também aplicava grandes coreografias à suas músicas. Ela também foi uma das pioneiras a inserir interludes em seus álbuns, criando diversos conceitos e contextos artísticos para seus trabalhos em estúdio. Infelizmente após um acidente na live do Super Bowl, onde seu seio ficou à mostra para toda a América por conta de Justin Timberlake, Janet sofreu um grande boicote de toda a mídia machista.
8 – Missy Elliott
Missy Elliott é rapper, cantora, MC, compositora e produtora musical, tudo junto. É um dos maiores nomes do Rap feminino dos anos 90. Dona de cinco prêmios Grammy, a MC deixou seu legado na música por ser uma das mulheres percursoras a mudar o cenário do Hip-Hop, que era dominado por homens, com letras misóginas.
9 – Ciara
Com uma incrível mistura de voz e coreografias incríveis, Ciara foi um grande ícone dos anos 2000. Muito provavelmente você faz associação de coreografia+voz à Britney Spears, que roubou completamente a cena musical do início do milênio, Mas Ciara fazia isso com uma perfeição maior. A cantora ronda o cenário do Dance Pop e o R&B.
10 – Beyoncé
Muitos a chamam de robô por conta de tamanha perfeição. A cantora consegue sincroniar sua voz e seus passos ferozes de dança tão perfeitamente que só vendo para crer. Beyoncé começou sua carreira com o grupo “Destiny’s Child” e, sendo o real destaque das vocalistas, ela veio com uma estrondosa carreira solo, que já testou de tudo, seja Rock, Pop, Rap, Country. Deu certo em tudo. Por algum tempo teve a canção mais premiada da história, ‘Formation”, com 27 prêmios. Atualmente é uma das popstars mais importantes da indústria. Ao todo a artista conta com mais de 200 prêmios, sendo que 23 deles são Grammy Awards.
11 – Alicia Keys
Alicia Keys é conhecida por suas lindas canções de amor ao som de piano. Uma compositora incrível que marcou toda uma geração com sua balada “No One”. Sua forma de interpretar canções é única e seu estilo musical é uma linda junção de R&B, Blues, Folk e Gospel.
12 – Rihanna
Rihanna é um dos maiores nomes da música atualmente. A cantora sempre mostrou muita atitude em suas letras, com incríveis produções. A rainha de barbados já se aventurou pelo Dance Pop, R&B, Pop Rock, Reggae, Hip-Hop e tudo mais, e surpreendeu muito em cada uma de suas eras. É uma das artistas que mais vende singles e com mais aparições no primeiro lugar do Top 10 em Charts.
13 – Nicki Minaj
Nicki é famosa por seu jeito doce, colorido, porém muito ousado. A rapper é super carismática e ganhou a mídia com sua personalidade super engraçada. Suas músicas mesclam o Dance Pop, Eletropop e Hip-Hop. É uma das rappers mais audaciosas, com letras provocantes e uma grande presença na mídia. Nicki Minaj também é conhecida por sua resiliência musical, por tentar de tudo em sua carreira.
Bônus.
14 – Elza Soares
Considerada a Artísta do Século pela BBC, Elza Soares é um dos nomes mais importantes da cultura popular brasileira. A cantora ficou famosa por cantar sobre a realidade, seja essa a realidade das mulheres, dos negros, ou dos próprios brasileiros. Suas composiçõe são diretas e retas, e por conta disso, Elza fugiu para Paris no período da ditadura, por medo.
O que achou da lista? Acha que faltou alguma cantora? Deixe nos comentários as suas opiniões.
Faltou a grande e maravilhosa Nina Simone, que além de cantora era ativista pelos direitos negros.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, essa eu não conhecia. Obrigado por ler e indicar um incrível nome ❤ volte sempre
CurtirCurtir
Se fosse top 13 mulheres negras da música pop, ok. Mas o título é “top da história da música “. Então, Ella Fitzgerald, Nina Simone e Billie Holliday deveriam constar meio que obrigatoriamente nessa lista.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pelo comentário. Realmente quando nos comprometemos em listas, geralmente sempre fica faltando coisa, mas o intuito detsa lista, foi pegar por épocas as mulheres que moldaram a música.
CurtirCurtir