As músicas japonesas dos anos 80 são incriveis e eu posso provar!

Como a cultura Vaporwave reviveu as doces baladas japonesas dos anos 80

Resultado de imagem para Mariya Takeuchi plastic love gif

Conforme os anos se passam a cultura vai mudando e se adequeando ao modo que os jovens vivem, afinal são eles que ditam o que é moda e o que é ultrapassado. Os estilos musicais não ficam de fora desta mudança e o que fazia sucesso ontem nem é lembrado hoje.

Atualmente o J-Pop está bem em alta no Japão, assim como o K-Pop, a música norte-americana e britânica. “J-Pop” é uma forma simples de integrar tudo o que é lançado por japoneses e faz sucesso, não necessariamente seguindo a mesma fórmula. Um Rock super pesado cantado por garotinhas colegiais já pode ser considerado um J-Pop.

Assim como na Coreia do Sul, grupos musicais com cerca de 20 membros ou mais é o que os jovens japoneses amam ouvir hoje em dia. Não só adolescentes, como homens entre 30 e 40 anos também consomem muito esse tipo de conteúdo, principalmente quando se trata de garotas com aparência colegial usando uniformes colados.

Resultado de imagem para e-girls

Resumindo, o que chama a atenção dos jovens é um estilo musical super enérgico, bem Dance com uma pegada super eletrônica. Não há a presença de tantos instrumentos, e nem a necessidade, uma vez que é tudo produzido digitalmente. Seu visual é bem chamativo, colorido e sensual, mas com um toque de inocência. Pegue por exempl o grupo “E-girls”:

Agora falando sobre o J-Pop “raiz”, por assim dizer, quem for fã de canções oitentistas vai me entender. Recentemente o algorítmo do Youtube viralizou uma antiga canção de Mariya Takeuchi, chamada “Plastic Love”. Isso se deu pelo aumento que houve nas pesquisas por “Vaporwave”.

Essa cybercultura basicamente tem fascínio pela cultura japonesa, intercalando-a com a norte-americana. “Vaporwave” pode ser facilmente resumido em “músicas famosas dos anos 80 desaceleradas e com uma edição VHS por cima”.

A apaixonante foto de capa do álbum “Sweetest Music” de Mariya conquistou os jovens, que a viralizaram.

Resultado de imagem para mariya takeuchi plastic love

Ao me deparar com esta canção no Youtube, me apaixonei quase por imediato. Sua melodia recheada de instrumentos, que parece tão a frente de seu tempo por experimentar uma produção mais Pop. Sua letra tão atual, e tão triste sobre como o amor é líquido e após ser machucada tantas vezes, é melhor não botar a cara a tapa.

Automaticamente foram me apresentadas outras canções japonesas de outras cantoras e eu simplesmente fui na onda, e cá estou indicando-as a vocês.

1 – Plastic Love – Mariya Takeuchi

Não poderia faltar né.

2 – Taeko Ohnuki – 4:00 AM

Esta mistura um pouco do R&B americano com o Groove. O mais interessante é como o instrumental muda durante a canção, mas sem soar estranho. São inseridos vários beats e vários samples durante a canção, sem se tornar repetitivos. Em sua letra, Taek fala sobre querer mais uma chance para fazer o certo com seu amado, pois se nada for resolvido, eles voltarão a ser estranhos um para o outro.

3 – Mai Yamane – Tasogare

Agora mostrando outro lado da música japonesa, temos uma canção de Rock. Assemelhando-se um pouco à Stevie Nicks, Mai explora das guitarras para expressar suas emoções. Sua letra é triste e fala sobre não se sentir feliz ao lado de seu amante, preferindo estar sozinha do que em sua companhia.

O que as três canções tem em comum? Todas sabem utilizar a inspiração de forma que não soe como uma cópia. São inseridos instrumentos japoneses que criam um ambiente novo ao estilo musical tocado. Em tempos onde o New Wave se instalava, o Japão utilizava dava início a um novo R&B. Simpelsmente fantástico.

2 comentários sobre “As músicas japonesas dos anos 80 são incriveis e eu posso provar!

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.