Artistas brasileiros da cena Indie (Alternativa) para você se apaixonar

É fã de música Indie? Que tal prestigiar cantores e bandas nacionais?

Resultado de imagem para mahmundi gif

O termo “Indie” é uma abreviação da palavra “independent” (que fica Independente em português), e foi popularizado em meados dos anos 80, por bandas que não tinham contrato com nenhuma gravadora, mas ainda sim faziam shows e vendiam suas músicas para quem os procurasse.

Hoje em dia costuma-se dizer que um artista é ‘Indie” ou “Alternativo” quando seu público é mais segmentado e suas músicas não são em geral tão mainstream. Letras profundas, instrumentais mais trabalhados em camadas, e mensagens fortes escondidas nas entrelinhas também são características de artistas Indie.

Não é tão difícil de achar artistas e bandas com estas aptidões aqui no nosso grandioso Brasil, não é mesmo? Pensando nisso, facilitaremos sua vida indicando algumas figuras brasileiras que produzem esse tipo de música.

1 – Mahmundi

Mahmundi

Marcela Vale, ou simplesmente Mahmundi, é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Suas músicas se adequam aos estilos: Pop, Eletrônica, Indie e Lo-Fi. Uma coisa que acho incrível no estilo de Mahmundi, são seus clipes. Todos tem uma fotografia linda! Mesmo sendo simples, são sempre muito bem feitos.

2 – Carmen

banda carmen

Os garotos da Carmen se popularizaram no Twitter, ao divulgar seu primeiro disco “Youth Culture” que tinha acabado de ganhar sua versão física. A banda carioca conquistou os corações dos jovens twiteiros e está crescendo cada dia mais. Seu estilo musical é centrado em um Rock calmo, com referências à Joy Division e Alex Turner. Suas letras são em inglês. PS: Eles realmente são idependentes.

3 – R. Diaz

banda r. diaz

A banda de São Paulo trabalha muito bem com o MPB, inserindo elementos do Folk em suas poderosas baladas sobre amores líquidos. Suas composições possuem uma genuidade incrível, ainda que sua maioria seja em volta da melancolia. Seus trabalhos são intensos e vicerais, vale a pena dar uma conferida.

4 – Thiago Pethit

Thiago Pethit cantor saga das músicas

Outro cantor que trabalha de forma independente, Thiago não é tão previsível quanto os outros da lista. Enquando seu álbum “Rock’n’Roll Sugar Darling” ronda as vertendes do Rock (jura?) seu trabalho mais recente “Mal dos Trópicos (Queda e ascensão de Orfeu da Consolação)” conta com fortes influencias da música erudita.

5 – Céu

Céu cantora

A cantora de São Paulo, Maria do Céu, pode ser inserida dentro de muitos estilos musicais, como o MPB, Samba, Jazz, R&B, entre outros, mas acredita que o rótulo de “cantora de MPB” é limitado, pois esta trabalha com tudo o que estiver ao seu alcance, sem que perca sua identidade musical. Seus vocais apagados em meio à instrumentais bem trabalhados são sua marca registrada.

6 – Jaloo

cantor jaloo

Um dos artistas mais mainstream desta lista, ao lado de Mahmundi. Jaloo vem do Pará e carrega consigo seu amor pela música local. Inserindo elementos do Synthpop junto do Axé e do Funk, Jaloo constrói uma incrível identidade sonora. Para o cantor, o céu é o limite. Suas composições são pesadas e tristes, geralmente com um toque forte de pieguice.

7 – Jade Baraldo

jade baraldo saga das músicas

Nascida em Santa Catarina, Jade ficou famosa ao participar do The Voice Brasil. Ela não se limita a escrever poesias, e suas músicas são bem diretas, indo desde seu sentimental até a sua sexualidade, sem se importar com que irão dizer. A cantora investe muito em uma identidade voltada ao Hip-Hop.

8 – Liniker e os Caramelows

Liniker Saga das Músicas

Liniker é uma figura importante nesta lista. A cantora se identifica como não-binário, ou sem gênero. Suas músicas são pura poesia e seus arranjos em Jazz são mágicos. A forma como Liniker compõe suas canções é única e te desafia a interpreta-las a fundo, a entender todo o sentimentalismo ali escondido.

9 – Johnny Hooker

Johnny Hooker saga das músicas

Casando um pouco com o Blues Rock, mas com referências de Jazz (mas também investe em estilos brasileiros), Johnny diverte seus fãs com suas letras cítricas e cômicas. O cantor pernambucano canta sobre suas experiências de vida e sua forma de levar a vida. Suas composições são simples e diretas, de forma que muitos ouvintes se identificam com suas histórias.

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.