Clássico: Nirvana “MTV Unplugged In New York” (A triste mensagem por trás das músicas)

Relembre, ou passe a conhecer, o clássico álbum póstumo de Nirvana

  • Artista: Nirvana
  • Álbum: MTV Unplugged In New York
  • Lançamento: 01/11/1994
  • Selo: DGC

Lançado após a morte do vocalista Kurt Cobain – e consequentemente o fim do Nirvana – o disco é o primeiro Ao Vivo da banda norte-americana. Sua gravação ocorreu em Nova Iorque no mês de Novembro de 1993. O cenário composto por lírios e velas – utilizados geralmente em velórios – levantou ainda mais questões sobre o suicídio de Kurt após a gravação. Será que o cantor queria notificar o mundo de alguma forma?

Quando lançado o disco foi muito elogiado pela crítica especializada e ainda levou um prêmio Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música alternativa”, o único da banda.

Kurt Cobain - Nirvana  - MTV Unplugged

Kurt se recusou a cantar seus sucessos “Smells Like Team Spirit” e “Lithium”, com o pretexto de divulgar seu disco mais recente “In Utero”. O que não fez sentido, uma vez que o disco conta com apenas três faixas do álbum, essas: “Pennyroyal Tea”, “Dumb” e “All Apologies”.

Também conta com quatro faixas do “Nevermind”: “Come As You Are”, “Polly”, “On a Plain” e “Something In The Way”. Há apenas “About A Girl” retirada de seu disco de estréia “Bleach”. Ainda sim, grande parte das faixas são covers de outros artistas e bandas.

A banda também se recusou a regravar as faixas, dando um tom mais espontâneo à forma como as canções soam. A MTV não costumava permitir isso, mas Kurt deixou bem claro na negociação que queria deixar sua marca pessoal no programa e ele o fez.

“The Man Who Sould The World”, cover de David Bowie, ficou ainda mais famosa na voz de Kurt.

Quero dar um foco especial nas três últimas faixas, começando por “Lake Of Fire” – cover da banda Meat Puppets – onde Kurt questiona sobre seu destino após a morte nos versos “Para onde as pessoas más vão quando morrem? Eles não vão para o céu onde os anjos voam. Eles descem para o lago de fogo e fritam”.

Em “All Apologies” o cantor se lamenta pela imposição social em sua vida. Dedicada à sua esposa e filha, Kurt fala sobre como as proibições do mundo o tornaram triste e limitado. O que seria um dos motivos de seu suicídio, uma vez que ele menciona isso em sua carta.

E por último “Where Did You Sleep Last Night” – cover do cantor Leadbelly – que fala sobre um suicídio devido uma traição. Em um documentário, Courtney (vocalista da Hole e esposa de Kurt) falou sobre como o marido era apegado a ela e como suas paranóias sobre traição o perseguiam. A cantora afirmou nunca tê-lo traído.

Infelizmente Kurt Cobain cometeu suicídio em Abril de 1994. O álbum foi um sucesso em vendas e crítica, pela simplicidade de seu som e a forma poética como o cantor interpreta as músicas. Esta foi uma triste mensagem de adeus de Kurt para o mundo, mas ninguém a decifrou a tempo de impedir.

Ouça na íntegra:

Faça o Download.

Um comentário sobre “Clássico: Nirvana “MTV Unplugged In New York” (A triste mensagem por trás das músicas)

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.