Em “LOVE + FEAR” MARINA mostra que existe o amor sem o receio | Crítica

MARINA finalmente lança seu quarto disco de estúdio “LOVE + FEAR” com muita simplicidade e muito amor

LOVE + FEAR - novo disco de MARINA: crítica
  • Artista: MARINA
  • Álbum: LOVE + FEAR
  • Lançamento: 26/04/2019
  • Gravadora: Atlantic Records UK

Nota: 9/10.

O tão aguardado dia 26 de Abril chegou e com ele o novo disco da galesa Marina Diamandis. A cantora já havia lançaçdo a primeira parte deste que é um álbum duplo. O lado A – “LOVE” – foi divulgado dia 4, e veio com 8 faixas, das quais apenas 4 eram inéditas.

O lado B – “FEAR” também conta com 8 faixas, desta vez todas inéditas. MARINA decidiu manter esse experimentalismo que trouxe em “LOVE”. As músicas não seguem um estilo só ou uma fórmula pronta, mas todas conversam com o público de forma diferente.

Para que esse experimentalismo fosse realmente bem feito e bem explorado, MARINA convidou 12 produtores para criarem o lado palpável de seu disco. Os mesmos que citei na matéria sobre o “LOVE”. O álbum viaja entre muitos estilos, com o Hip-Hop, o Dance, Pop, entre outros. Uma característica interessante sobre o disco é a mesclagem de instrumentos físicos com os arranjos digitais e homogeneidade que é entregada no final.

Ao analisar a primeira parte, comentei o seguinte: “Sua visão sobre o amor engloba tantas coisas… Sua carreira é como um grande projeto de vida, que mesmo entre altos e baixos, tem-se a necessidade de um amor envolvido para que deslanche.”

Leia a crítica de “LOVE” AQUI!

Em "LOVE + FEAR" MARINA mostra que não existe amor sem o receio | Crítica

MARINA comentou o seguinte sobre seu disco: “LOVE é preenchido com um desejo de aproveitar a vida e um desejo de unidade. FEAR explora assuntos que têm sido muito mais difíceis para eu trabalhar e entender, como insegurança no amor e mudanças importantes em nossa consciência social em relação à misoginia sistemática e ao abuso sexual empregados por figuras poderosas da mídia. Um companheiro de amor, essas idéias se cruzam para mostrar e explorar os lados polarizadores da natureza humana.”

FEAR é aberto com a faixa “Believe In Love”, que quebra um pouco a tensão deixada por “End Of The Earth”. Com um instrumental estrondoso, com fortes batidas e vocais líricos, a cantora descreve um receio muito comum nos dias de hoje: de amar de mais e ser machucada no final. MARINA diz que precisa começar a creditar no amor para que possa viver sua vida de forma mais doce.

“Life Is Strange” vem logo após e conta com um ótimo solo de violino, que acompanha boa parte do arranjo, que se desenvolve em um Pop contagiante. Em uma letra muito simples, a cantora desenvolve ideias filosóficas sobre como passamos uma grande parte da vida procurando por algo que não sabemos o que é, e esquecemos de viver o agora.

“You” tem uma roupagem mais Dance Pop, com a mesma pegada latina que vimos em “LOVE”. Sua letra sugere um momento de autoconhecimento. MARINA fala sobre os problemas que ela vê em alguém, mas nas entrelinhas soa como se a cantora estivesse falando sobre ela mesma e o personagem que ela encorpora em suas músicas.

“Karma” também possui um arranjo bem Pop Latino e uma composição um tanto quanto interessante. Assim como a cantora havia comentado sobre abusos sexuais, creio que sua letra, que fala sobre reputação e dinheiro, seja direcionada à algum produtor que vem sendo desmascarado na indústria da música. De longe uma das melhores do disco.

“Emotional Machine” vem logo após, com um instrumental bem melancólico, mas com uma incrível produção Synth. Os vocais de MARINA sempre dão um toque a mais em suas músicas. Sua letra fala sobre como a cantora sempre lidou com as situações da forma mais emocional possível e isso não mudou.

“Too Afraid” é uma balada que ganha corpo aos poucos quando são inseridos outros instrumentos a fim criar um clima meio bad. MARINA, em sua letra, cria um momento de reflexão onde ela para e percebe tudo em sua vida e como as coisas fluem, sobre o que ela precisa mudar para se encontrar. Também fala sobre esse medo, que está dentro de todos nós, mas é algo normal.

“No More suckers” possui uma pegada bem tropical, com um toque de xilofone bem legal. Seu refrão, no entanto, não sustenta a melodia. Em sua letra, a cantora fala sobre as pessoas que passaram por sua vida e fizeram uma bagunça sentimental nela. MARINA diz estar mais preparada para que isso não se repita. S

“Soft to Be Strong” é a faixa que encerra o disco. Esta é uma balada ao piano, bem unplugged. Os vocais de apoio são uma ferramenta bem interessante em seu arranjo. Sua letra não poderia ser mais esclarecedora. A cantora fala sobre viver sua vida de uma maneira mais fácil, sem àquele papo de “se não fosse difícil, não valeria a pena”.

O conceito do disco é explicado nas seguintes frases: “A verdade é que você tem que ser suave para ser forte. Finalmente, eu sinto o medo se foi“.

Resultado de imagem para marina love and fear

Em “FEAR” consegui perceber o lado mais humano de Marina Diamandis. A verdade é que ela é apenas uma pessoa comum, com medos e receios, e que chegou em um momento de sua vida onde descobriu que nem tudo é bonito e colorido. Suas letras podem parecer básicas e simples, mas são incrivelmente profundas. MARINA não quis soar inteligente, criando poesias difíceis de entender, mas sincera.

MARINA diz que encontrou um amor em sua vida. Este partiu dela mesma, o que a proporcionou encontrar uma pessoa que a ame da mesma forma. A mensagem passada no disco nos ensina que precisamos aprender a amar sem medo, pois quando o amor aparecer em nosso caminho, nós iremos reconhecê-lo.

Seu único ponto fraco é seu estilo um tanto quanto datado. Não há inovação, ainda que o disco surpreenda na qualidade de suas músicas. Diferente de “Froot”, que experimenta a PC Music junto do Synthpop, este se mantém apenas no Dance Pop, sem se arriscar a tentar algo novo.

Ouça na íntegra:

MP3

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.