“O Castelo Animado” – Diana Wynne Jones (Livro VS Filme)

Saiba as diferenças do livro infantil “O Castelo Animado” para a sua adaptação cinematográfica

Capa do livro "O Castelo Animado" de Diana Wynne Jones

Em 1986 a escritora Diana Wynne Jones publicou seu livro, talvez de mais sucesso, chamado “O Castelo Animado”, ou “Howl’s Moving Castle” em inglês. A escritora dedicou seu livro à uma criança, que a inspirou a escrevê-lo.

Sua história se passa em uma época incerta, mas sabemos que neste mundo existem bruxas, magos e várias coisas encantadas. Sophie, nossa protagonista, é uma mulher com alma de velha, que não possui planos para sua vida e se contenta com o pouco. Ela trabalha na chapelaria de sua família. Sua vida muda quando uma bruxa cruza seu caminho e lhe lança uma maldição fazendo com que vire uma idosa, sem que Sophie entenda o motivo. A personangem então foge de casa e decide procurar abrigo em um castelo que se move, sem saber o que será do seu destino.

Diana Wynne Jones série do castelo animado
O livro faz parte da trilogia “Castelo Animado”, e depois dele tem mais dois que se passam no mesmo mundo.

O livro foi adaptado em 2004 por Hayao Miyazaki, o maior nome por trás do studio Ghibli. O longa é na verdade uma animação japonesa, tão encantadora quanto o livro. A história possui algumas diferenças, mas nada que torne o filme ruim ou mal adaptado.

A animação toma um rumo bem diferente da história do livro e possui alguns detalhes que mudam da adaptação para a história original. Vou comentar algumas delas aqui, para caso vocês queiram um impulso para ler a obra literária ou se apenas queiram saber destas diferenças.

Howl e Sophie de "O Castelo Animado"

A começar que o livro explica muito mais que o filme, logo algumas informações acabam passando batidas se caso você não tenha lido a história antes.

1 – Os personagens são um pouco diferentes nas obras. No livro Sophie e suas irmãs são ruivas, diferente do filme que mostra uma Sophie morena. O assistente de Howl, Michael, é um adolescente quase adulto, e no filme ele é apenas uma criança.

2 – Quando Sophie é transformada em velha, no livro, ela não se surpreende, pois sua alma já é de velha, o que torna a maldição ainda mais poderosa.

3 – No livro Sophie descobre que na verdade é uma bruxa e consegue desenvolver suas habilidades. No filme ela não possui nenhum poder.

5 – Como o filme é uma adaptação japonesa e o livro possui uma característica mais medieval, os ilustradores criaram um ambiente que mistura as duas realidades. Então soa como um Japão com características Inglesas, ou algo do tipo.

6 – A Sophie do livro possui uma personalidade muito mais marcante do que a do filme, igualmente o Howl. O longa-metragem mostra uma Sophie um pouco desmotivada, que tenta esconder seus sentimentos pelo mago. Howl é no entanto um personagem misterioso, sendo que no livro ele é descrito como um sedutor que usa as mulheres até que elas se apaixonem, para então desaparecer.

7 – No livro a Sophie sente muito medo do espantalho, tanto que em todas as cenas que ele aparece a personagem descreve um medo muito grande da figura feita de madeira com a cabeça de nabo. No filme, no entanto, a personagem desenvolve uma amizade com ele.

8 – No filme não é comentado sobre o demônio do fogo da Bruxa das Terras Desoladas, mas no livro ele tem um papel muito importante dentro da história.

9 – No livro a Bruxa das Terras Desoladas é muito diferente da do filme, tanto em aparência, quanto no seu destino. O final também é muito diferente, contendo diversas camadas dentro da história.

Resultado de imagem para o castelo animado bruxa livro

É um dos melhores livros de fantasia que já li. É incrível a forma que a escritora trabalhou as camas e as informações em apenas 305 páginas. A história é emocionante e muito divertida. É um conto de fadas que foge do óbvio, mostrando uma interação real entre personagens com personalidades reais.

Assista ao trailer do filme:

PDF

Um comentário sobre ““O Castelo Animado” – Diana Wynne Jones (Livro VS Filme)

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.