Crítica: “Madame X” Madonna

Em “Madame X” Madonna relembra, experimenta e mostra que ainda é uma protestante poderosa. A rainha do Pop canta até em português!

Madame X - Madonna (Capa)
  • Artista: Madonna
  • Álbum: Madame X
  • Lançamento: 14/06/2019
  • Gravadoras: Interscope Records.

Nota: 8,5/10

A rainha do pop lançou nesta sexta-feira (14) o seu mais novo trabalho de estúdio, que ela já havia divulgando há um tempo. “Madame X” é seu 14º álbum e conta com uma incrível diversidade cultural, além de assumir seu lado feminista de forma mais visceral, provando que Madonna nunca deixou de comandar a música Pop.

É nítido que este trabalho contém muito experimentalismo, mas se tratando de Madonna isso não é nenhuma novidade. A cantora deixou de trabalhar com os produtores mais famosos, que possuem um som já manjado, e resolveu investir nos que trabalham de forma mais homogênea, para entregar aquele famoso toque de originalidade que só a rainha do Pop tem. As únicas exceções são Diplo e Pharrell Williams.

Madonna insere diversos estilos musicais em seu álbum, como o Hip-Hop, a boa e velha Disco Music, tem até uma pitada de Reggae – mas o que surpreende mesmo é a faixa “Faz Gostoso”, com a participação de Anitta, que é nada mais, nada mesmos, que um Funkzão que mistura o inglês e o português (sim, Madonna canta em português!) – além das ótimas referências espanholas e italianas que o álbum trás.

Madame X - Madonna Live

A essência de seu álbum é a mistura, tanto que Madonna explicou, pelo Twitter, um pouco deste conceito: “Madame X é uma agente secreta, Viajando pelo mundo, Mudando identidades, Lutando pela liberdade e Trazendo luz ao lugar escuro“.

“Madame X” é aberto com “Medellín”, que foi também o single de estréia dessa nova era. A música, dentro deste contexto, soa como uma imersão neste mundo novo que Madonna quer nos inserir. Sua letra fala sobre viajar em nossos próprios devaneios e irmos a lugares distantes em nossa mente.

“Dark Ballet” vem logo em seguida e mostra um lado mais obscuro dos pensamentos da cantora. Madonna fala sobre como o mundo não mudou em nada, e as pessoas continuam se achando Deus para poderem julgar a existência das pessoas e as suas escolhas.

“Future” é uma parceria com o rapper Quavo. Madonna está mais uma vez trabalhando com o Reggae, de uma forma mais comercial, mas com bastante qualidade. Sua letra fala sobre como a sociedade insiste em viver o passado, sem aprender com ele. Madonna diz que essa atitude impede que a sociedade evolua.

“Killers Who Are Partying” possui uma ótima identidade sonora, marcada pelo som de violas. Madonna veste mais uma vez a pele daqueles que são criminalizados e odiados. Sua letra faz um ótimo jogo de referências sobre como os países e grupos sociais criminalizados são os que mais a representam.

“Come Alive” é uma das faixas mais alto astral do disco. Possui um instrumental bem agitado e uma linha vocal que vai do grave ao agudo de forma bem natural. Em sua letra, Madonna diz que basicamente já viveu tudo e já fez tudo, e não precisa provar nada para ninguém.

“Extreme Occident” é uma das melhores faixas do disco, tanto no ritmo, quanto na letra. É uma música cheia de surpresas sonoras, que mescla inglês e português, além de ter uma melodia nada óbvia. Sua letra fala sobre achar sua própria identidade em meio a tantas inspirações.

“Faz Gostoso” é o tão aguardado feat. com a Anitta. É um Funk Melody, que tem uma batida maravilhosa. Anitta também canta em inglês, e no final vira tudo uma grande mistura de sons e idiomas. Sua letra é uma safadeza que só, mas é disso que agente gosta.

“I Don’t Search, I Find” possui uma ótima atmosfera, que lembra um pouco de “Vogue”. É um Dance Pop com pegada de House e Disco Music, trazendo um pouco da nostalgia do álbum “Music” de 2000. Madonna diz em sua letra que encontrou um novo amor, e está feliz por sentir isso novamente.

“Looking For Mercy” é simplesmente perfeita. A construção instrumental dessa música é digna de um Grammy! Madonna utiliza um registro grave de sua voz, que soa super linda e natural. A cantora dedica a letra à Deus, pedindo que ele a ensine a perdoar e apreciar mais na vida.

O álbum é encerrado com a faixa “I Rise”. A canção pode ser descrita como um Hip-Hop com uma certa obscuridade em suas notas. Madonna canta sobre a necessidade de se reerguer em momentos difíceis e continuar a sua jornada, mesmo apesar das dificuldades. E assim Madonna se despede, com uma mensagem empoderadora que inspira força de vontade.

Madame X - Madonna live

“Madame X” é um álbum que me surpreendeu muito, pois como fã da Madonna é difícil esperar que ela supere seus trabalhos anteriores, mas este é com certeza um de seus álbuns mais coesos e homogêneos. A rainha do Pop mostra versatilidade ao utilizar de estilos musicais de outras culturas, além da norte-americana, sem que isso soasse de forma super comercial.

É praticamente um hino atrás do outro. As músicas celebram a vida e o recomeço, onde Madonna consegue dar a volta por cima e mostrar que seu título de percussora ainda está vivo e nunca morrerá. E podem anotar: EXISTIRÃO MUITOS OUTROS ÁLBUNS COMO “MADAME X”!

Os únicos pontos onde eu notei que precisavam de uma melhoria são o tratamento da voz, pois seus vocais, em grande maioria, soam muito robóticos. Os refrões também são muito repetitivos, e isso aumenta o tempo das músicas, que poderiam ter em média uns 3 minutos cada, mas há faixas com 6 minutos só de refrão.

Madonna usa sua história como reflexo para a forma como ela enxerga o mundo. Não é um álbum mega confessional, mas há como captar uma boa parte da essência da vocalista norte-americana.

Ouça o álbum na íntegra:

MP3

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.