ANÁLISE: Jessie J – Who You Are (A importância das entrelinhas)

Em meio à Lady Gaga’s, Katy Perry’s e Kesha’s, Jessie J surgiu no cenário Pop britânico como uma aposta para o Soul Music contemporâneo, mas de uma forma mais mainstream. Naquela época ninguém sabia que a cantora seria uma das maiores referências vocais dos anos 2010, mesmo que seja tão subestimada.

Jessie j who you are platinum edition

Jessie já era conhecida na industria por suas composições, essas que ficaram famosas nas vozes Miley Cyrus, Rihanna e Justin Timberlake. Antes da fama a cantora já foi até mesmo backing vocal da lendária Cyndi Lauper. Em 2009 foi descoberta pela Gut Records, que assinou um contrato com ela para o lançamento de um álbum, mas a gravadora faliu antes que o trabalho viesse ao mundo. Foi então que ela assinou com a Lava.

“Who You Are” é o álbum de estréia de Jessie e foi lançado em fevereiro de 2011 pelas gravadoras Lava Records e Island Records. Este seria lançado em março do mesmo ano, mas após o single “Price Tag” o público ficou muito interessado nos próximos trabalhos da artista, obrigando a gravadora a soltar o disco mais cedo do que o esperado.

O álbum mistura diversos gêneros musicais, sendo uma perfeita salada mista de sons e instrumentos. Ao mesmo tempo que há canções dançantes, dignas de performance, com uma produção super pesada, também tem àquelas que tocam o coração. Essas focam bem mais nos vocais de Jessie J, mostrando que a cantora é muito mais do que apenas um rostinho bonito, mas uma verdeira vocalista!

Entre os estilos musicais explorados no disco temos o Jazz, o Blues, R&B, o Electronic, Dance Pop, Hip-Hop e até o Reggae, mostrando que Jessie é bem versátil neste quesito. Muitos encararam sua música como repetitiva e nada inovadora, mas se pensarmos que ela é uma britânica, percebemos na verdade que a cantora tentou trazer um pouco da cultura norte-americana para dentro do seu país, de forma divertida e descontraída.

Jessie j 2011

Jessie divide seu disco entre hits extremamente dançantes e bem alto astral – com letras simples, apenas para nos divertirmos enquanto dançamos – e canções cabeça, sobre diversas situações de vida. Mas o que esperar de uma artista que hitou com um single sobre cantar por amor e não pelo dinheiro?

“Who You Are” nos trás lindas baladas sobre caráter, como a própria faixa título, que é um hino humanitário sobre não estar bem o tempo todo. Analisando a letra atualmente podemos dizer que Jessie nos introduziu o assunto “ansiedade” de forma simples, objetiva e emocionante.

Reconhecendo que já havia alcançado o status de “Diva Pop”, Jessie ousou mandar uma grande indireta para todos os que duvidaram dela, esta veio em formato de single e estou falando de “Who’s Laughing Now?”. A cantora se orgulha de ser uma pessoa melhor e ter alcançado seus sonhos, sambando na cara de quem a desacreditou.

Eu poderia facilmente resumir este álbum com a faixa “I Need This”, mas ainda seria muito pouco, perto da genialidade de Jessie J. A faixa em questão também fala um pouco sobre a ansiedade e a importância de ter um tempo a sós consigo mesmo. Entendemos rapidamente que se trata de um disco confessional, obviamente com o intuito de hitar, mas sem perder a mensagem por trás.

Jessie J foi claramente induzida, por sua gravadora, a alcançar o status de “estrela do pop” à força, e para continuar com o seu contrato teve de aceitar tais condições – por isso temos a presença de produtores como Dr. Luke nos créditos do CD – mas isso não significa que a cantora não tenha inserido mensagens importantes nas entrelinhas.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.