Em meio à Lady Gaga’s, Katy Perry’s e Kesha’s, Jessie J surgiu no cenário Pop britânico como uma aposta para o Soul Music contemporâneo, mas de uma forma mais mainstream. Naquela época ninguém sabia que a cantora seria uma das maiores referências vocais dos anos 2010, mesmo que seja tão subestimada.

Jessie já era conhecida na industria por suas composições, essas que ficaram famosas nas vozes Miley Cyrus, Rihanna e Justin Timberlake. Antes da fama a cantora já foi até mesmo backing vocal da lendária Cyndi Lauper. Em 2009 foi descoberta pela Gut Records, que assinou um contrato com ela para o lançamento de um álbum, mas a gravadora faliu antes que o trabalho viesse ao mundo. Foi então que ela assinou com a Lava.
“Who You Are” é o álbum de estréia de Jessie e foi lançado em fevereiro de 2011 pelas gravadoras Lava Records e Island Records. Este seria lançado em março do mesmo ano, mas após o single “Price Tag” o público ficou muito interessado nos próximos trabalhos da artista, obrigando a gravadora a soltar o disco mais cedo do que o esperado.
O álbum mistura diversos gêneros musicais, sendo uma perfeita salada mista de sons e instrumentos. Ao mesmo tempo que há canções dançantes, dignas de performance, com uma produção super pesada, também tem àquelas que tocam o coração. Essas focam bem mais nos vocais de Jessie J, mostrando que a cantora é muito mais do que apenas um rostinho bonito, mas uma verdeira vocalista!
Entre os estilos musicais explorados no disco temos o Jazz, o Blues, R&B, o Electronic, Dance Pop, Hip-Hop e até o Reggae, mostrando que Jessie é bem versátil neste quesito. Muitos encararam sua música como repetitiva e nada inovadora, mas se pensarmos que ela é uma britânica, percebemos na verdade que a cantora tentou trazer um pouco da cultura norte-americana para dentro do seu país, de forma divertida e descontraída.

Jessie divide seu disco entre hits extremamente dançantes e bem alto astral – com letras simples, apenas para nos divertirmos enquanto dançamos – e canções cabeça, sobre diversas situações de vida. Mas o que esperar de uma artista que hitou com um single sobre cantar por amor e não pelo dinheiro?
“Who You Are” nos trás lindas baladas sobre caráter, como a própria faixa título, que é um hino humanitário sobre não estar bem o tempo todo. Analisando a letra atualmente podemos dizer que Jessie nos introduziu o assunto “ansiedade” de forma simples, objetiva e emocionante.
Reconhecendo que já havia alcançado o status de “Diva Pop”, Jessie ousou mandar uma grande indireta para todos os que duvidaram dela, esta veio em formato de single e estou falando de “Who’s Laughing Now?”. A cantora se orgulha de ser uma pessoa melhor e ter alcançado seus sonhos, sambando na cara de quem a desacreditou.
Eu poderia facilmente resumir este álbum com a faixa “I Need This”, mas ainda seria muito pouco, perto da genialidade de Jessie J. A faixa em questão também fala um pouco sobre a ansiedade e a importância de ter um tempo a sós consigo mesmo. Entendemos rapidamente que se trata de um disco confessional, obviamente com o intuito de hitar, mas sem perder a mensagem por trás.
Jessie J foi claramente induzida, por sua gravadora, a alcançar o status de “estrela do pop” à força, e para continuar com o seu contrato teve de aceitar tais condições – por isso temos a presença de produtores como Dr. Luke nos créditos do CD – mas isso não significa que a cantora não tenha inserido mensagens importantes nas entrelinhas.
Ouça na íntegra: