A Saga De Beyoncé – Discografia

Nascida em 4 de Setembro de 1981, Beyoncé Giselle Knowles é uma virginiana norte-americana, que desde cedo já mostrava talento para a música e a dança. Beyoncé começou sua carreira musical no grupo “Girl’s Tyme”, onde conheceu sua amiga, e futura parceira de palco, Kelly Rowland. Juntas, ao lado de LeToya e LaTavia, elas deram o primeiro passo ao estrelato, saindo do antigo grupo e formando o “Destiny’s Child” em 1997.

destinys child primeira formação

Este começou como um quarteto, mas sua formação já mudou diversas vezes, com algumas entradas e saídas – e muito ressentimento. A formação mais famosa inclui Beyoncé, Kelly e Michelle, que entrou para o grupo em 2000. Seu estilo musical é um R&B contemporâneo bem recheado de referências do Blues, Funk e Hip-Hop.

As Destiny’s Child vieram para bater de frente com as Spice Girls, que naquela altura já eram o girl group mais famoso do planeta. Beyoncé era o rosto principal e sempre se destacou por seus incríveis e poderosos vocais. Antes de bombar mundialmente, elas já abriram turnês para a Christina Aguilera e Britney Spears.

Juntas elas lançaram 5 discos, sendo eles: Destiny’s Child (1998), The Writing’s on the Wall (1999), Survivor (2001), 8 Days of Christmas (2001) e Destiny Fulfilled (2004), além dos cds de remix e coletâneas.

 destiny's child albuns, discografia

Em paralelo ao Destiny’s Child, em 2003, Beyoncé lança seu primeiro álbum solo. “Dangerously In Love” já nasceu aclamado, estreando em primeiro lugar na Billboard 200.

Beyoncé – Dangerously In Love (Download)

Beyoncé, álbum de estréia

O álbum de estréia de Beyoncé é sexy, ousado e inovador. Já em seu primeiro registro a cantora provou que veio para mudar a indústria, mostrando que entende muito sobre vocais e pode até dar aula.

Beyoncé carrega uma bagagem rica de bons anos no Destiny’s Child, por isso resolveu manter em seu primeiro disco solo a mesma sonoridade da qual já estava acostumada, uma vez que em seu lançamento a cantora ainda fazia parte do grupo.

Foi então que em 2004 o Destiny’s Child lançou seu último álbum, o “Destiny Fulfilled“, responsável por hits como “Lose My Breath” e “Soldier”. Com o fim do grupo, em março 2006, Beyoncé teve mais tempo para focar em seus projetos solo. Em abril do mesmo ano ela já estava gravando o sucessor de “Dangerously In Love” e em setembro era lançado o álbum “B’Day”.

Beyoncé – B’Day (Download)

beyonce b day album capa

O disco foi lançado bem no dia do aniversário de Bey. O título faz um trocadilho com as palavras “Birthday” (aniversário) e “Beyoncé Day”. “B’Day” foi muito bem em crítica e levou muitos prêmios, incluindo o Grammy de melhor álbum contemporâneo de R&B.

O álbum também estrou em primeiro lugar na Billboard 200, provando que Beyoncé já era uma artista estabilizada na indústria. Bey vinha experimentando diversas sonoridades. O álbum inclui os sucessos “Déjà Vu”, “Irreplaceable” e “Beautiful Liar”. 

Beyoncé já era grande no mercado, mas ainda não era vista como uma lenda vocal. A cantora estava disposta a deixar seu legado no mundo, e então no mês de novembro de 2008 foi lançado este que até então é o seu maior sucesso, estou falando de “I Am… Sasha Fierce“.

Beyoncé – I Am… Sasha Fierce (Download)

beyonce i am sasha fierce capa

Beyoncé deixou sua marca no mundo para sempre, pois eu acho muitíssimo difícil você nunca ter ouvido os sucessos “Single Ladies”, “Halo” e “If I Were A Boy”. Este é o seu álbum mais Pop até então, mas com muitas influências do R&B. A cantora decidiu investir em um álbum duplo, separando as canções Dance das baladas românticas. O título faz alusão ao seu alter ego, Sasha Fierce, uma personagem que Bey criou para “interpretar” nos palcos.

O disco possui a participação de grandes nomes, como Jay-Z e Babyface, o talvez justifique parte desse sucesso todo envolvendo o disco. Este chegou a levar 4 Grammy Awards e estreou na primeira posição da Billboard 200 (nenhuma novidade até então).

Os singles lançados para a divulgação da obra foram: “If I Were A Boy”, “Single Ladies (Put a Ring on It)”, “Diva”, “Halo”, “Ego”, “Sweet Dreams”, “Broken-Hearted Girl” e “Video Phone”. Aposto que você conhece todas.

Após o sucesso de “I Am… Sasha Fierce”, Beyoncé estava disposta a superar o seu antecessor e criar um disco tão bom quanto, ou até melhor. É então que em junho de 2011 foi lançado o disco “4”.

Beyoncé – 4 (Download)

Resultado de imagem para beyonce 4

“4”, assim como o título sugere, é o quarto álbum de estúdio da cantora norte-americana Beyoncé, lançado em 28 de Junho de 2011 pela Columbia Records. O álbum, obviamente, também estreou na primeira posição da Billboard 200. Nesse disco a cantora trabalha sem a supervisão de seu pai, Matthew Knowles, seu ex-empresário.

O disco tem muitas influências da música latina. Seu estilo base é o Dance Pop, sendo até então seu álbum mais elétrico, em questão de músicas para balada. Beyoncé se inspira na cultura africana para compor seu single “Run The World (Girls)”, que é hoje um de seus maiores sucessos. O R&B contemporâneo também é muito presente no álbum, mostrando o poder da Black Music. Percebemos isso nas faixas “Best Thing I Never Had”, “I Was Here” e “Love On Top”.

Beyoncé vinha trabalhando muito a sério em sua identidade artística e musical, então após essa era a cantora resolveu reservar mais tempo para trabalhar em seus projetos e parou de divulgar tudo na mídia. Então, de surpresa, em 13 de dezembro de 2013 a cantora lançou o álbum “BEYONCÉ”, que simplesmente arrebatou a internet e virou um dos principais tópicos do Twitter.

Beyoncé – BEYONCÉ (Download)

álbum beyoncé capa

Beyoncé experimentou ao máximo neste disco, desde o Dance Pop, ao Hip-Hop, Rap e R&B. A cantora focou mais em seus sentimentos e os transformou em excitantes canções, que exploram sua sexualidade de forma aprofundada. Sua produção minimalista é bem assertiva e cativou muitos fãs.

O álbum também estreou na primeira posição da Billboard 200, sendo seu quinto disco consecutivo a atingir tal feito. E não era para ser diferente, uma vez que temos Kanye West, Pharrell Williams e Timbaland em sua produção. Beyoncé também participa ativamente de todo o processo de criação do disco, assim como também participou de todos os outros.

Este trata-se de um álbum visual, logo temos um vídeo-clipe para cada uma das faixas e um deles foi gravado aqui no Brasil. Estou falando de “Blue”, a última faixa do disco. Os singles foram “XO”, “Partition”, “Drunk In Love”, “Pretty Hurts” e “Flawless”.

Após 3 anos em hiatus a cantora começou a se envolver mais ativamente em causas sociais, como o feminismo e movimentos contra o racismo. Foi então de surpresa que ela lançou o clipe de “Formation” em 2016 e no mesmo ano, no mês de abril, era lançado o álbum “Lemonade”.

Beyoncé – Lemonade (Download)

beyoncé lemonade capa

Lemonade ganhou o apelido de “álbum conceitual” pelos fãs da cantora, isso porquê ele fala sobre várias coisas em um período curto de tempo. Os principais assuntos abordados no disco são o seu casamento, uma possível traição, violência policial, sua relação com o pai, etc. Beyoncé conta tudo isso em uma história que mistura todas as músicas e seus clipes.

Este também é um álbum visual e a sua sonoridade é bem voltada para o Hip-Hop americano, mas tem uma grande influência do Blues. Em geral as músicas são sintetizadas, tendo poucos instrumentos presentes. Todas as faixas são bem diferentes entre si, mas seguem a mesma linha instrumental.

Lemonade também estreou em primeiro lugar na Billboard 200, não surpreendendo absolutamente ninguém. Os singles dessa era foram “Formation”, “Hold Up”, “Sorry”, “Freedom” e “All Night”.

O disco foi um sucesso em crítica e vendas, no entanto, entrando cada vez mais na era digital, Beyoncé decidiu investir em algo diferente e resolveu unir o útil ao agradável, fechando uma parceria com o seu próprio marido Jay-Z, e, juntos os Carters lançaram o aclamado EVERYTHING IS LOVE, de junho de 2018.

The Carters – EVERYTHING IS LOVE (Download)

everything is love the carters capa

O álbum é o fechamento das polêmicas de LEMONADE (que explana a traição de Jay-Z) e 4:44 do cantor que é o pedido de desculpas para Bey. Sendo assim, a tríade se fecha com um trabalho em conjunto em forma de reconciliação do casal.

“EVERYTHING IS LOVE” conta com nove faixas que citam o poder, as glórias, dinheiro, fama, superação e o orgulho negro. O anúncio do disco novo foi durante um show em Londres da turnê conjunta On the Run II. Eles apresentaram o clipe de “APESHIT” e em seguida uma mensagem “ALBUM OUT NOW”.

A cantora foi então convidada para ser headliner do Coachella Valley Music and Arts Festival, onde ela deu um Sr. Show, com direito à banda sinfônica e tudo. A sua apresentação foi tão aclamada e épica, que Bey lançou um documentário, com as cenas dos bastidores, e um álbum com o áudio do show. Este veio com o título “HOMECOMING: THE LIVE ALBUM”, lançado em abril de 2019.

Beyoncé – HOMECOMING: THE LIVE ALBUM (Download)

Resultado de imagem para beyonce homecoming

Com pouco mais de duas horas de duração, o documentário “Homecoming” conta com cenas exclusivas da cantora e dançarina Beyoncé. O filme nada mais é do que o registro de sua apresentação no Coachella, esta que foi muito comentada e citada como uma das melhores performances do festival. A cantora também relata alguns acontecimentos que marcaram sua segunda gravidez.

O documentário conta com um super produção e uma excelente visão de seu show, com foco nos mais diversos detalhes. Como foram mais de uma apresentação, Bey junta todas as cenas, de forma que podemos conferir seus diversos figurinos. Também são inseridas as cenas dos bastidores e dos ensaios com os dançarinos e a produção.

Beyoncé já é uma artista consagrada na história da música e ninguém pode provar o contrário. É a cantora mais cogitada a dar continuidade ao legado de Michael Jackson, ela não precisa provar mais nada, mas mesmo assim ela prova. Não satisfeita com sua carreira musical, Bey foi cotada para dar voz à personagem Nala de “O Rei Leão” e não satisfeita ainda lançou um álbum todo inspirado no filme. Este se chama “THE LION KING: THE GIFT” e foi lançado em julho de 2019.

Beyoncé – THE LION KING: THE GIFT (Download)

beyoncé the lion king the gift capa

Desta vez a cantora voltou mais confiante que nunca, com um álbum de apenas 27 faixas inspirado no clássico da Disney. E não é a primeira vez que um trabalho como este é lançado, vale a pena recordar do clássico “I’m Breathless” de Madonna, inspirado no filme “Dick Tracy”, onde a rainha do Pop interpreta Breathless.

Este projeto em questão tem um toque a mais de originalidade, pois não se trata apenas de um álbum musical, mas de uma experiência que mescla a aventura do filme com o que está sendo contato no álbum. A cantora investiu no bom e velho R&B, com muitas influências da Black Music, como o Soul e o Blues, além de um show de afrobeat e hits dançantes. 

Foi o único álbum de Beyoncé que não estreou em primeiro na Billboard 200, mas como o próprio título sugere, este foi um presente aos fãs, e não tinha pretenção nenhuma de hitar, por isso não houve nenhum tipo de divulgação envolvida.

Resultado de imagem para beyoncé gif

Gostou da materia? Comente abaixo a sua opinião.

4 comentários sobre “A Saga De Beyoncé – Discografia

  1. Eu achei essa análise não muito extensa ,mais se fosse tão extensa ia cansar as pessoas, por que eu vejo aqui todos os álbuns que ela lançou até o The gift ,então eu acho que essa análise foi bem direta e inteligente, gostei muito, conteúdo bem direto e informativo ,sinceramente bem simples porém rápido e intendivel ,Parabéns 💛😍

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.