A Saga De Melanie Martinez – Discografia

Melanie Adele Martinez é uma nova-iorquina nascida em 28 de abril do ano de 1995, o que faz dela uma taurina, e a garota sempre mostrou ter jeito para a música, pois desde cedo já participava dos concursos de talento de sua escola e postava covers em seu canal do Youtube.

Seu nome foi ao estrelato mesmo quando participou da terceira temporada do reality show “The Voice”, cantando uma versão acústica de “Toxic” da Britney Spears. Obviamente Melanie foi muito bem recebida pelos jurados e escolheu o time de Adam Levine, da banda Maroon 5, mas saiu do programa antes das semi-finais.

Após sua saída do programa, em 2012, Melanie começou a investir em músicas independentes, inspiradas pelo Indie Folk. Ela havia comentado que não queria lançar um álbum e então em 2013 divulgou seu primeiro trabalho em estúdio, o “Dollhouse – EP”, lançado pela gravadora Atlantic Records, com quem havia assinado um contrato.

Melanie Martinez – Dollhouse – EP (2013): DOWNLOAD

Lançado em Maio de 2014, “Dollhouse” foi seu primeiro EP. Este foi lançado para testar o público e ver se era o momento de trabalhar o conceito mais a fundo. Os singles “Dollhouse” e “Carousel” simplesmente explodiram e então a cantora decidiu continuar essa história, iniciada no EP, em seu álbum “Cry Baby”.

O EP possui uma sonoridade mista. Ao mesmo tempo que suas músicas tem uma sonoridade Pop, próxima do Hip-hop, nenhuma delas é dançante. Melanie foi uma das pioneiras deste estilo, que hoje pode ser comparado ao Lo-fi. O termo que usamos para descrevê-lo é “Indie Pop”.

Após ficar famosa no meio alternativo por conta de suas composições peculiares e suas melodias fofas, a cantora já sabia qual era o seu foco e decidiu investir cada vez mais alto em sua imagem e som, a fim de criar uma identidade mais marcante, é então que surge o álbum “Cry Baby”, de 2015.

Melanie Martinez – Cry Baby (2015): DOWNLOAD

Em 2015 Melanie Martinez conquistou um grande público, em sua maioria adolescentes que se identificaram com seu modo espontâneo e exótico de ser. A cantora lançou a moda do cabelo colorido e dividido ao meio. Suas músicas chamaram muita atenção pela forma infantil como soavam, porém com letras profundas e as vezes um pouco assustadoras.

Após o EP “Dollhouse” Melanie decidiu investir forte em seu álbum de estréia, dando continuidade no conceito apresentado em seu primeiro projeto de estúdio.

Pode-se dizer que Melanie foi uma das pioneiras a investir no Trap e no Lo-Fi de com uma pegada mais Pop, mesmo não sendo a primeira a gravar músicas do estilo musical. Suas músicas são descritas como Pop Alternativo, mas elas tem uma pegada bem Hip-Hop, com muitas batidas e artifícios de mixagem que as fazem soar como canções infantis, tendo como principal característica o som do xilofone, e o mais marcante que é o acordeão em “Carousel”.

Após o lançamento de “Cry Baby”, Melanie decidiu tirar longos quatros anos sabáticos. Neste meio tempo ninguém sabia o que a cantora estava tramando, e mal sabiam que era grande. É então que em 2019 ela volta com tudo lançando um álbum visual, cujas faixas contam uma macabra história política e distópica. Este é o disco “K-12”.

Melanie Martinez – K-12 (2019): DOWNLOAD

O álbum foi lançado em 06 de Setembro pela gravadora Warner Music Group e a Atlantic Records. Os produtores são Michael Keenan & One Love, e os compositores são Emily Warren, Kinetics e a própria Melanie.

As faixas do disco são bem descritivas junto às cenas do filme, no entanto algumas utilizam de metáforas para que você procure entender as mensagens subliminares desenhadas na tela. Pode-se dizer que Melanie tenha reciclado sua personagem e alter-ego “Crybaby” para que desta vez essa venha a ter uma personalidade mais desenvolvida.

Enquanto o primeiro disco conversa sobre o lado sentimental de Crybaby, explicando suas ações por meio de flashbacks, a fim de entendermos como o bullying e o desdém de sua mãe a deixaram amarga, “K-12” a põe em ação dentro de várias situações e diferentes realidades sociais.

Espero que tenham gostado, comentem qual discografia vocês querem ver aqui no blog!

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.