O espetacular “I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful yet So Unaware of It” do The 1975

Talvez seja um pouco tarde para escrever sobre um álbum de 2016, mas acredito fielmente que alguns trabalhos musicais específicos vieram para mudar de vez a indústria da música e marcar a década. Descobri recentemente que o segundo disco de estúdio da banda “The 1975” é uma explosão sentimental, a começar pelo título, que traduzido soa como “Eu gosto quando você dorme, porque você é tão bonita e tão inconsciente disso“.

the 1975 
Eu gosto quando você dorme, porque você é tão bonita e tão inconsciente disso

Lançado em 26 de fevereiro de 2016, o álbum “​i like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it”, da banda de Synthpop de Manchester, nos trouxe uma nova perspectiva de música, uma vez que há diversos estilos musicais inclusos em um único trabalho. Estes vão desde o Synthpop ao Rock, Jazz e Electronic.

A construção instrumental desse disco é impecável. Os sintetizadores são presentes em basicamente todas as faixas e dão uma ótima sensação de orquestra estilo “Rock’n’roll”. É uma obra sentimental que diz muito, onde a melodia fala mais do que as palavras, então é fácil encontrar canções que só tenham no máximo três versos, com 4 minutos de duração.

Dentro da lista de instrumentos presentes no disco, temos baixo, guitarras, bateria, violoncelo, violão, sintetizadores, teclado, piano, saxofone e violino. Uma verdadeira obra experimental estilo Florence + The Machine misturado com Paramore.

E para um trabalho com esse objetivo é óbvio que há diversos assuntos inclusos, como a fé e a crença, na faixa “If I Believe You” – onde o cantor questiona a Jesus se essa dor que ele está sentindo, algum dia, terá valido a pena. – também fala sobre o uso de drogas, os relacionamentos íntimos de Matty, e fala principalmente sobre o amor.

the 1975 2016 era

O carro-chefe do disco é a música “Somebody Else”, onde Matty canta sobre o fim de um relacionamento, e ele se vê entristecido por sua amda já estar com outra pessoa. É uma música bem deprê, mas muito gostosa de ouvir, principalmente em momentos onde você apenas quer refletir.

“She’s American” chama atenção por ser a canção mais alto astral do disco, com muita guitarra e baixo, e um refrão bem explosivo. Sua letra fala sobre estar apaixonado por uma garota americana, mas por trás do conceito podemos interpretar seu amor por suas fãs norte-americanas, pondo-se na perspectiva de um britânico.

“The Sound” é minha faixa favorita da obra. É bem enérgica e estimulante, com um piano e bateria bem marcantes no instrumental. Só pelo refrão que diz “Bem, eu sei quando você está por perto, porque eu sei o som,
eu sei o som, do seu coração
” eu não preciso dizer mais nada.

Destaque especial para “Nana”, a faixa acústica do CD. A música é bem pesada, uma vez que comenta sobre a morte da avó, Annie, do vocalista. É muito profunda e sincera.

Eu diria que é um trabalho bem redondinho, e funciona melhor se você ouvir todas as músicas em sequência, ainda que todas funcionem muito bem sozinhas. Não há uma única faixa que eu descartaria do disco, mas creio que há o momento certo para apreciar cada uma delas.

Matty, junto a sua banda, se esforça muito para passar a sensação certa com o tom certo. Suas músicas soam como um momento de reflexão, que as vezes se transforma em euforia e depois em um sentimento pesado, que muda a cada faixa. Ouvir o álbum “I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful yet So Unaware of It” é como uma experiência atemporal, soa como uma viagem ao fundo de sua alma.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.