Lady Gaga – “The Fame Monster” (Crítica)

Em novembro de 2009 o mundo agraciado com este que é considerado uma bíblia da música Pop, responsável por influenciar diversos artistas da atualidade, como Ava Max, Zara Larsson, aAdam Lambert, entre outros. “The Fame Monster” é o segundo álbum de estúdio lançado por Lady Gaga, este sucede o “The Fame” de 2008.

Lady gaga - the fame monster crítica

Em contra ponto ao seu disco de estréia, “The Fame Monster” em questão traz um conceito plastificado de como a fama pode ser um monstro, e conseguimos notar isso perfeitamente ao notarmos a arte de capa, que mostra Gaga como um ser medonho, diferente de “The Fame”, onde a cantora aparece luxuosa, com seu óculos cheio de joias, na capa.

A americana explicou o conceito de sua obra em uma entrevista para o Daily Star: “Eu tenho uma obsessão pela morte e sexo. Essas são as coisas que são o nexo de filmes de horror, pelos quais estive obcecada ultimamente. Eu tenho assistido filmes de horror e de ficção científica dos anos 1950. Meu relançamento se chama The Fame Monster, então eu estive meio que comendo e digerindo, em termos bulímicos, filmes de monstros e todas as coisas assustadores.”

O disco foi lançado pela gravadora Interscope Records em parceria com a Streamline. A produção das 8 faixas ficou nas mãos de Fernando Garibay, RedOne, Rodney Jerkins, Ron Fair, Space Cowboy, Tal Herzberg, Teddy Riley e a própria Lady Gaga, que participou ativamente da produção e composição da obra.

O produtor RedOne foi o grande gênio por trás de Gaga, e juntos eles conseguiram emplacar este estilo de Eletropop por onde a cantora começou a bombar. O disco traz elementos da Dance Music e do Synthpop, tendo canções dignas de balada gay, que são um verdadeiro marco da cultura Pop. É um disco com músicas realmente marcantes que nunca envelhecem e não ficam datadas.

Capa do álbum The Fame Monster da Lady Gaga

Essa era de Lady Gaga contou com apenas 4 singles. O primeiro deles é a legendária “Bad Romance”, que precedeu o lançamento do álbum e é também a faixa que o abre. A faixa ficou eternizada no mundo pop por ter um dos melhores refrões, além de seu ótimo climax.

Foi essa a música que realmente deu à Lady Gaga o status de Diva Pop, consolidando sua carreira. A canção fala sobre duas pessoas que não são boas uma para a outra, mas essas insistem em ter um romance. Seu clipe, bem feminista, já bateu 1 Bilhão de views no Youtube e conta uma pequena história, em que Gaga é leiloada para um cara rico e no final o mata queimado.

Também tivemos “Telephone”, uma parceria com Beyoncé. Seu clipe também é um dos mais marcantes da carreira de Gaga, por mostrar um curta-metragem bem divertido, onde Bey resgata a sua amiga da prisão e juntas elas fogem e matam os clientes de um restaurante. O clipe mostra uma mensagem de “Continua” no final, mas até hoje nada foi confirmado.

“Alejandro” foi o terceiro single e este trouxe um dos clipes mais polêmicos de sua carreira, por conter cenas sensuais de mais. Totalmente inspirado em Madonna, Gaga traz elementos visuais que lembram a rainha do pop, como o corte de cabelo, os simbolos religiosos e o sutiã de Vogue, mas Gaga o customizou com metralhadoras.

O último single foi “Dance In The Dark”, que não fez tanto barulho quanto as outras, mas é também um hino da música Dance. Segundo a própria cantora, a canção é sobre uma mulher que faz sexo com as luzes apagadas porque tem vergonha de seu corpo.

O álbum também conta com ótimos hits, como “Monster”, que é uma das faixas mais divertidas da cantora, e “So Happy I Could Die”, que também tocou bastante e é uma das favoritas dos fãs. As canções “Speechless” e “Teeth” acabam nãos e destacando muito na obra, sendo facilmente esquecidas.

Gaga nos presentou com um disco bem digerível e muitpo fácil de se degustar. “The Fame Monster” apresenta ótimas composições e incríveis vocais, acoplados uma produção impecável. É com certeza uma das melhores obras dos anos 2000.

8,2/10 – Nota.

Ouça na íntegra:

download

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.