Crítica: Gloria Groove – ALEGORIA (EP) | Conceito, coesão e aclamação

A drag mais querida do nosso Brasil lançou, no mês de novembro, o seu primeiro EP, intitulado “Alegoria”. Gloria Groove se empenhou em criar um conceito folclórico com canções pra lá de dançantes. O EP foi lançado pela SB Music e conta com 4 faixas. A produção ficou nas mãos de Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos.

A drag explicou no Twitter: “A narrativa de #ALEGORIA não segue nenhuma cronologia em particular, mas se destaca pelo fato de que é um conjunto de metáforas.

Gloria Groove - Alegoria

O mini álbum é aberto com a faixa “MIL GRAU”, que não se difere muito dos trabalhos que Gloria costuma entregar, mas a qualidade é incontestável, além de começar o EP com muito rebolado. Cumprindo com seu objetivo principal que é fazer o ouvinte dançar até se cansar, sua letra faz alusão à uma festa bem agitada com um climax doido. Bem alto astral.

“Alegoria” segue com “Magenta Ca$h”, uma música em parceria com Monna Brutal. A canção traz referências do Hip-Hop, sendo desenvolvida com base no Trap. Gloria e Monna abordam com muito humor o polêmico tema “pink money”, já que atualmente está na moda usar a comunidade LGBT para lucrar.

Depois temos a icônica “SEDANAPO”, que é uma expressão da galera que curte uma erva. Trata-se daquele tipo de guardanapo de papél fino, que usam para substituir o papél seda. Em meio à um Reggae super gostosinho, Gloria canta sobre se sentir como a segunda opção de alguém. Foi lançado um clipe maravilhoso para a faixa, confira:

A última música é “A CAMINHADA”, que encerra o EP com chave de ouro. A drag se orgulha de todas as suas vitorias e lembra de toda a sua caminhada, além de constatar que as pessoas se aproximam de você, quando está por cima, para tentar navegar no seu sucesso.

É um trabalho muito competente que traz certas discussões de volta às boas e más línguas. Gloria usa seu som e sua voz para denunciar as injustiças que acontecem dentro e fora da nossa comunidade LGBTQ+, mas também canta sobre como está se sentindo emocionalmente, além de experimentar novos sons, como o Reggae e o Trap e fazer um excelente trabalho por cima.

8,2/10 – Nota.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.