A Saga de Avril Lavigne – Discografia

Avril Ramona Lavigne é nossa eterna vampirinha do rock. Nascida no Canadá na cidade de Belleville em 1984, a cantora, compositora e instrumentista é um marco na indústria do Rock’n’roll dos anos 2000. Rockeira, fã de bandas como System Of A Down, Nirvana e até Pat Benatar, a jovem conquistou um grande público ao condensar o Rock, o Pop e o R&B em uma coisa só.

Resultado de imagem para avril lavigne aesthetic

Sua primeira experiência musical ocorreu em 1998, quando a jovem Avril participou de um concurso de canto promovido por uma rádio de sua cidade, e o prêmio era participar de uma apresentação junto de Shania Twain. As duas cantaram a canção “What Made You Say That” e o talento de Avril chamou a atenção da Arista Records, que estudou um pouco a cantora antes de fechar um contrato de mais de um milhão de dólares por dois álbuns de estúdio.

Assim nasceu o aclamado e famoso disco “Let Go” lançado em junho de 2002.

Avril Lavigne: Let Go (DOWNLOAD)

Resultado de imagem para avril lavigne let go

“Let Go” foi um sucesso instantâneo para o público, mas dividiu opiniões entre a crítica, que elogiava muito a capacidade vocal de Avril, já que convenhamos ela é uma excelente vocalista. A cantora recebeu 5 nomeações ao Grammy, mas infelizmente não venceu emm nenhuma categoria, porém as nomeações à premiação lhe renderam uma boa divulgação de seu trabalho.

Nessa época a Avril era o estereótipo de garota branca, loira que gosta de brincar com skate, suas roupas eram largas de mais e, pelo fato dela ter sido criada em lar cristão, seu estilo era todo de menina rebelde. Ela foi uma pioneira do estilo Punk Pop.

Os singles da era foram “Complicated”, “Sk8er Boi”, “I’m with You” (que são os seus maiores hits dessa época), “Losing Grip” e “Mobile”. A divulgação do disco perdurou até 2003.

Foi então que Avril começou a trabalhar em seu novo disco, o “Under My Skin“, lançado em maio de 2004.

Avril Lavigne: Under My Skin (DOWNLOAD)

Resultado de imagem para under my skin avril lavigne album cover

O álbum foi lançado em colaboração com a RCA Records, ainda pela Arista, mas como o contrato eram de apenas dois CD’s, este foi o último lançado pela antiga gravadora. As críticas permaneceram na mesma, o conteúdo lírico do disco foi bem elogiado, já que Avril escreveu sobre assuntos mais profundos, como a perda de alguém que se ama, a fama e como ela pode ser destrutiva, e também sobre os sentimentos românticos que sentia na época.

Avril dava entrevistas dizendo o quanto detestava as meninas que se enfeitavam com roupas cor-de-rosa e abominava esse estilo, dizendo que jamais se vestiria assim. Ela ainda era jovem e estava aperfeiçoando seu estilo musical.

As vendas do disco, atualizadas, estão estimadas a mais de dez milhões de cópias mundialmente. Os singles da época foram “Don’t Tell Me”, “My Happy Ending”, “Nobody’s Home”, “He Wasn’t” e “Fall to Pieces”.

Após essa era a cantora passou, estranhamente, por uma mudança de imagem, onde basicamente se contradisse e passou a adotar um visual mais cor-de-rosa. Foi assim que recebemos seu terceiro álbum intitulado “The Best Damn Thing“, de 2007.

Avril Lavigne: The Best Damn Thing (DOWNLOAD)

Resultado de imagem para The Best Damn Thing

O disco lançado pela RCA, sob um novo contrato, chegou ao mundo com clamor por parte dos críticos, que amaram. Este foi um sucesso imediato, ainda que tenha decepcionado alguns fãs por conta do excesso de cores, Avril apareceu na quarta posição na lista de álbuns mais vendidos do ano de 2007.

Estamos falando de um álbum cheio de canções Pop Rock, que agradou gregos e troianos, produzido pelo estuprador Dr. Luke. O visual da cantora era característico de uma colegial, e por isso agradou seus fãs japoneses que aclamaram tanto a Avril que ela foi obrigada a lançar uma edição exclusiva do álbum lá no Japão.

O single “Girlfriend” foi um marco na carreira de Avril, fez tanto sucesso que ela lançou um monte de versões da música, incluindo uma em português. Além de “Girlfriend”, os outros singles da era foram “When You’re Gone”, “Hot” e “The Best Damn Thing”.

Após todo o sucesso envolvendo o “The Best Damn Thing”, Avril passou a se empenhar em seu novo disco, que foi lançado 4 anos depois, estou falando de “Goodbye Lullaby“, de 2011.

Avril Lavigne: Goodbye Lullaby (DOWNLOAD)

CD-Avril Lavigne-Goodbye Lullaby - eMAG.bg

Também lançado pela RCA Records, o álbum tem o dedo de Max Martin na produção, que deixou seu som Pop Rock bem mais amadurecido do que antes. Avril pretendia lançar o “Goodbye Lullaby” em 2009, mas a gravadora acabou atrapalhando seus planos, atrasando seu lançamento em dois anos.

A cantora estava com um visual bem emo, quase como uma mistura de sua primeira era “Let Go” e “The Best Damn Thing”, balanceando as cores de sua identidade visual e seu gênero musical. Apesar disso a crítica não gostou do conteúdo lírico do disco, alegando que Avril tinha dificuldade em se expressar. A ainda por cima a gravadora, RCA, dificultou a divulgação do mesmo, fazendo com que a artista tivesse perda de popularidade.

Mas apesar disso tudo, os singles dessa era são incríveis, temos “What the Hell”, “Smile”, “Wish You Were Here” e “Push”. Para a divulgação de seu disco, a cantora saiu com a “Black Star Tour” que passou pelo Brasil, em 2011.

Após esse período de divulgação do disco e a turnê mundial que Avril fez, ela começou a trabalhar em seu quinto disco de estúdio, este que carrega algumas polêmicas, o “Avril Lavigne” de 2013.

Avril Lavigne: Avril Lavigne (DOWNLOAD)

Resultado de imagem para avril lavigne avril album

A artista já tinha seus 28 anos de idade quando seu disco autointitulado foi lançado, porém permaneceu com seu rostinho jovial, o que levou as pessoas a fazerem memes sobre Avril ser uma vampira, já que ela não envelhece. Há até uma teoria da conspiração, brasileira, que ficou famosa no mundo todo, que afirma que a cantora foi morta e trocada por uma sósia na era “The Best Damn Thing”.

Lançando pela Epic Records, o álbum autointitulado, de 2013, tem uma sonoridade diferente do anterior, menos acústico e com uma pega ainda mais pop, deixando o Punk cada vez mais de lado. A crítica amou o álbum, os fãs ficaram um tanto divididos, julgando como um dos menos favoritos, tanto que na semana de lançamento vendeu apenas 44 mil cópias.

No Japão, no entanto, o álbum foi super bem recebido, tanto que o single “Hello Kitty” foi single promocional lá no continente asiático. O clipe é um tanto colorido e arquétipo de mais, o que levou algumas pessoas a julgar o vídeo como racista e xenofóbico. Os outros singles da era foram “Here’s to Never Growing Up”, “Rock N’ Roll”, “Let Me Go” e “Give You What You Like”.

Em 2015 a cantora deu a triste notícia de que contraiu a doença de Lyme, que a deixou acamada por mais de 5 meses. Avril se tratou da doença e afirma que esteve entre a vida e a morte, e isso foi crucial para a sua vida. Esse triste episódio foi usado como inspiração para compor seu sexto álbum de estúdio, o “Head Above Water“, de 2019.

Avril Lavigne: Head Above Water (DOWNLOAD)

Após o hiato de seis anos – sem lançar nada solo, Lavigne retornou ao mercado da música com seu primeiro single e atual titulo de seu álbum “Head Above Water“, que atraiu muitos admiradores da cantora e novos fãs o que não era tão esperado nem mesmo pela própria, em seu lançamento alcançou o topo das paradas musicais cristãs e conquistou o Top 40 do Canadá, transformando assim tudo em um surto generalizado.

Na faixa ela busca forças para continuar diante de obstáculos aparentemente impossíveis – “Deus, mantenha minha cabeça acima da água. Não me deixe afogar” clama Avril. É uma canção mais intimista e crua em questão de letra e vocal, tratando do pessoal da cantora e de seus sentimentos.

Os singles usados para a divulgação do disco foram “Head Above Water”, “Tell Me It’s Over”, “Dumb Blonde”, em parceria com a Nicki Minaj, e “I Fell in Love with the Devil”.

Espero que tenha gostado da matéria, comente qual é a discografia que você quer ver aqui no blog.

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.