Crítica: Clairo – “Diary 001” | A vsco-girl que você precisa conhecer

Clairo é uma cantora norte-americana que começou sua carreira ainda novinha, em 2012, lançando suas músicas no Bandcamp. Seu pai, Geoff, tem bons contatos no mundo da música e isso ajudou a jovem artista a ingressar no mundo da música. Sua primeira canção de sucesso se chama “Pretty Girl” e seu vídeo viralizou no youtube, ajudando Clairo a conseguir lançar seu primeiro EP pela gravadora Fader.

A cantora já havia lançado o “P.H.F./Clairo” em 2016, mas este não tem nenhum selo de distribuidora ou gravadora, então contamos o “Diary 001” como o seu primeiro trabalho em estúdio. Este conta com 6 faixas e sua produção é assinada pela própria Clairo e por Danny L Harle, um cara bem conhecido no meio da música alternativa. Ele já trabalhou com Charli XCX e com Caroline Polachek.

As canções de Clairo permeiam o Indie Pop e o Synthpop, com uma leve pitada de Lo-Fi Hip-Hop, mas bem leve mesmo. Neste EP, por exemplo, não temos muito a presença de instrumentos físicos, pelo menos até onde eu pude notar. A cantora até utiliza a guitarra para criar uma linha paralela a sua voz, mas os arranjos instrumentais são totalmente eletrônicos. Para que você possa entender melhor, é o tipo de música que geralmente vem acompanhada de um vídeo do Bart Simpsons com um filtro roxo.

Resultado de imagem para clairo"

As faixas do EP são super curtinhas, no geral você termina de ouvir o EP em apenas 14 minutinhos. A faixa que o abre se chama “Hello?”, em colaboração com o rapper Rejjie Snow. Essa utiliza um toque de telefone antigo como sample e funciona super bem. A letra soa como uma discussão entre os dois vocalistas, enquanto Clairo questiona se o relacionamento deles ainda funciona, Rejjie diz que está magoado para voltar atrás.

Depois temos “Flaming Hot Cheetos”, que tem um som que imita a harpa, também presente durante a música toda. Como toda adolescente comum, Clairo se vê dividida em seus sentimentos e não sabe se segue em frente ou continua remoendo suas emoções.

A seguir entra a faixa “B.O.M.D.”, e eu diria que essa é uma das canções mais Pop de todo o EP, ainda que seja influenciada pela PC Music – ou a mais digerível, como quiser. A cantora canta sobre ter encontrado o garoto perfeito, mas ele não sente nada por ela.

Logo após vem “4EVER”, também agitada, porém um pouco triste, já que a cantora a escreveu durante um momento de ansiedade. Ela mesma explica para o site Genius: “Eu escrevi essa música na noite antes de sair para a faculdade. Realmente não sei de onde surgiu a ideia. Eu estava prestes a ir nessa grande jornada de ir para a escola, e a música meio que fala sobre essa crise existencial, toda a pergunta que estou fazendo pode ser aplicada não apenas a um relacionamento, mas à vida em geral.

Em seguida vem a famosa, e viral, “Pretty Girl”, que tem um instrumental fofo e bonitinho, mas sua composição é um tanto triste também, pois explora um momento onde Clairo esteve em um relacionamento sem futuro, e ela tentava ser mais “bonita” para o garoto com quem namorava, mudando sua real personalidade por ele.

A faixa que encerra o EP é uma demo de “How”, que é realmente a música mais esquecível até então. Clairo canta sobre dar tempo ao tempo e tentar esquecer dessa pessoa de quem gostava, pois é algo realmente necessário.

Resultado de imagem para clairo"

A artista deu uma entrevista ao The Fader, onde disse que “Diary 001” seria sobre os diferentes momentos de sua vida e como ela esteve se sentindo durante eles. A canção que mais me chamou atenção foi “4EVER”, que questiona a própria existência de forma muito linda. Clairo é uma excelente compositora e produtora, não há como negar, seu EP de estréia dá de 10 a 0 em diversos trabalhos atuais cheios de produtores.

9/10 – Nota.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.