Indicação: “Memórias De Ontem” | Você se identifica?

No dia 01 de fevereiro deste ano entraram 7 títulos novos no catálogo Netflix, estes são obras do Studio Ghibli, famoso estúdio de produção japonês, carinhosamente apelidado de “Disney do Japão”, pois conta com diversas animações famosas em seu currículo, incluindo “A Viagem De Chihiro” e “O Castelo Animado”.

Nessa primeira remessa de filmes tem um em espcial chamado “Memórias de Ontem”, ou “Omohide Poro Poro”, que, diferente das animações mais famosas do Ghibli, não é sobre bruxas ou criaturas mágicas, mas sobre o sentimento de nostalgia.

Resultado de imagem para memórias de ontem"

Taeko é a nossa protagonista, ela morou por muito tempo em Tokyo e durante suas férias vai para uma fazenda de sua família. Durante toda a viagem a jovem lembra de diversos momentos de sua infância, alguns mais felizes do que outros, e aos poucos vamos compreendendo melhor sua personalidade de acordo com os acontecimentos de sua vida.

Não é um filme tão infantil quanto as outras animações do estúdio, pois além de não haver nenhuma jornada do herói ou uma trama que prenda as crianças ao filme, este conta com diálogos existenciais e momentos um tanto quanto infelizes, por assim dizer.

Assim todo todo bom filme do Ghibli, temos grandes cenas de paisagens e cenas sem diálogo, apenas para apreciar a convivência dos personagens – o famoso “vazio”, como os fãs do estúdio gostam de chamar.

Talvez algo que tenha me chamado muita atenção neste filme, lançado em 1993, seja o fato de que ele aborda uma vida comum, de uma pessoa que não é socialmente importante, mas que tem ações muito parecidas com as nossas e viveu/vive momentos que nós também vivemos.

Resultado de imagem para memórias de ontem"

O longa é um pouco parado, o que talvez seja um ponto negativo para quem gosta de ação, mas acredito que grande parte do público vá se identificar com as experiências de Taeko, que teve questões não resolvidas quando pequena, e essas pendências emocionais a seguiram durante sua vida adulta.

8/10 – Nota.

Assista o trailer:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.