Crítica: Hayley Williams – “Petals For Armor I” EP | No Play

Após dar uma pequena pausa do Paramore, mas depois anunciar que a banda NÃO acabou, Hayley Williams passou a investir em sua carreira solo, com um projeto chamado “Petals For Armor”, este que celebra a feminilidade e a força da mulher, mais especificamente a força mental e sentimental, já que a vocalista acabou de sair de um período triste de depressão e ansiedade.

Petals for armos I Hayley Williams, capa

Hayley lançou a primeira parte do projeto, um EP intitulado “Petals For Armor I”, contendo cinco faixas. O produtor por trás das faixas é o fofo do Taylor York, colega de banda da Hayley.

Suas duas capas, a do álbum e do EP, simbolizam o final de um ciclo, pois mostram uma foto frontal de Hayley com alguns quadrados que começam em seus dedos e terminam no rosto. Esses quadrados estão nos lugares onde ficavam as iniciais do ex marido da cantora.

Ao que tudo indica, “Petals For Armor” será um disco visual, uma vez que todos os três singles lançados, até agora (“Simmer”, “Leave It Alone” e “Cinnamon”), possuem vídeo-clipes que contam uma história contínua, com direito à interludes entre eles.

Tudo o que Hayley gritou nos discos de sua banda, ela economizou em vocais graves e suaves, sem muita estridência. Em geral os arranjos instrumentais são ótimos e combinam super com as letras, mas dizer que é um EP fácil de digerir já é mentira. O ouvinte precisa se interessar em entender o conceito por trás. Não é nada parecido com o Paramore!

O EP é aberto com a faixa “Simmer”, que é trabalhada em cima do Groovy, tendo uma linha de baixo muito presente por toda a canção. Hayley trava uma guerra emocional contra si mesma e fala sobre os problemas com a ansiedade, depressão e sua baixa auto estima. 

Logo após temos “Leave It Alone”, que já é uma música mais calma, com um instrumental um pouco neutro e calmo. Sua letra é realmente triste e muito pesada, pois fala sobre o luto. Hayley canta sobre sempre perder as pessoas que ama, como seus parentes, e até mesmo amigos.

A terceira faixa é a recém-lançada “Cinnamon”. Essa é uma das que chega mais próxima do som que o Paramore faz, e mesmo assim é singular. Sua letra descreve diversos casos atuais de home alone, onde Hayley descreve o sentimento de estar só e se sentir confortável com a própria presença, alegando estar livre.

“Creepin'” é a quarta faixa, seu arranjo começa acústico e logo ganha algumas batidas e um ritmo mais pop. É, talvez, a faixa que os fãs mais irão gostar por conta de seu instrumental mais voltado ao mainstream. Hayley canta sobre uma espécie de “vampiro” que suga sua energia, lhe trazendo lembranças ruins. A canção pode ser uma metáfora sobre uma relação abusiva, já que em um dos trechos a cantora fala que é algo que começa de forma simples e inocente e depois você já não sabe como desistir dessa situação.

O EP é finalizado com “Sudden Desire”. Sua melodia cresce e diminui conforme as estrofes. O refrão é explosivo e grita todos os sentimentos de Hayley. É a única faixa onde a vocalista realmente solta seus poderosos vocais. Sua letra é bem pessoal e fala sobre sentir um súbito desejo de estar com alguém amorosamente. Especula-se que a canção seja sobre seu ex-marido.

Resultado de imagem para hayley williams

A primeira parte do projeto “Petals For Armor” é realmente incrível e gera bastante expectativa para o lançamento do disco completo. Hayley Williams conseguiu soar totalmente original, ainda que tenha sido acusada de plágio por Ionnalee, seu som é algo totalmente novo e tranquilizador. Suas músicas falam com os ouvintes, que recebem sua mensagem e a espalham.

9/10 – Nota.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.