Os anos 80 nunca saem de moda, e muita música atual é inspirada nessa década tão importante para a cultura pop. Hoje em dia pensamos que a música popular do Japão é resumida apenas ao J-Pop, com clipes cor de rosa e mil meninas dançando e cantando a mesma música, mas o país asiático tem uma cultura musical muito rica.

Muito se fala sobre a cultura norte-americana, mas pouco sobre a asiática. O Japão é um país muito aberto ao ocidente quando o assunto é música, tanto que muitos cantores pouco conhecidos nos E.U.A. são grandes estrelas lá – já ouviram “Big In Japan” do Alphaville? – e eles se inspiram muito nessa cultura de fora para incrementar em suas músicas.
Separei 5 discos de música Pop japonesa dos anos 80 que vão te encantar, essa lista vai te ser ainda mais útil se você curtir Vaporwave ou linhas de baixo. Vamos à primeira indicação.
1 – REQUEST da Mariya Takeuchi

Mariya é uma cantora bem popular do Japão, que teve uma de suas músicas viralizadas em meados de 2017, a famigerada “Plastic Love”. A canção foi remixada e ficou muito popular entre os jovens. Seu disco “Request” é uma de suas obras mais populares e mais dançantes. Você pode fazer o Downlaod aqui! Infelizmente este não consta no Spotify ou em outros serviços de stream além do Youtube.
2 – Another Summer do S. Kiyotaka & Omega Tribe

Kiyotaka tem váriso trabalhos incríveis, mas decidi trazer este para a lista, pois é um disco cheio de vida e bem alto-astral. Suas músicas são super gostosas de ouvir e todas são extremamente empolgantes. É o tipo de álbum que você ouve do início ao fim e ama todas as músicas. Este está disponível nos serviços de stream.
3 – Tasogare da Mai Yamane

Esse aqui é pra quem gosta de um Rock. Mai possui uma voz bastante feroz, grave e potente e suas músicas são regadas ao som das guitarras elétricas. É um disco mais alternativo, não se encaixa tanto no gênero popular, como os outros dois, mas ainda sim é muito bom. Infelizmente não está disponível nas plataformas de stream, apenas no Youtube. Faça o download clicando aqui!
4 – Spacy do Tatsuro Yamashita

Você que gosta de um Arctic Monkeys da vida, com certeza vai amar esse disco. Tem sofrência, guitarra, vocais arrastados e sexys, etc. Além de ter críticas às guerras, o disco traz uma sonoridade incrível e bem romântica inspirada no Jazz, digno de uma trilha sonora responsa. Não há como achar nas plataformas de stream, apenas no Youtube. Faça o download clicando aqui!
5 – Mignonne da Taeko Onuki

Esse álbum não é dos anos 80, foi lançado em 78, mas a sonoridade é super próxima. É uma mistura de Soft Rock com Disco Music, a utilização dos isntrumntos é bem próxima. Taeko tem uma voz bem suave e suas músicas são bem nostálgicas. Este também não está disponível nas plataformas de stream, aparentemente os japoneses mais velhos não gostam dessa tecnologia. Faça o download clicando aqui!
Espero que tenham gostado da lista, sugira novas pautas usando os comentários.