A Saga Dos Mamonas Assassinas – Discografia

Os Mamonas Assassinas, anteriormente chamados de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos nos anos 90. Sua sonoridade era basicamente uma mistura de pop rock com influências de gêneros populares da época, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode, forró, música mexicana, reggae, entre muitos outros. O único álbum de estúdio gravado pela banda de mesmo nome , foi o “Mamonas Assassinas“, lançado em junho de 1995, vendendo mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo quase que de imediato foi certificado com disco de diamante.

Mas antes de seu primeiro disco de estúdio os Mamonas anteriormente Utopia havia lançado um CD simples de fabricação própria, intitulado “A Formula do Fenômeno” o mesmo vendeu apenas 100 cópias no total. Sendo assim não temos como ter acesso 100% a esse material, entretanto um ano após a morte dos meninos, o álbum foi fabricado de forma independente por Mirela (ex-namorada do vocalista Dinho) contendo material de sessões de gravações realizadas em 94 – final do Utopia, com músicas novas que integrariam um futuro segundo disco e regravações de quase todas as músicas, com exceção das faixas: ”Sabedoria”, do disco de 92, além de uma primeira versão de ”Pelados em Santos”, que na época era chamada de ”Mina”.

Opinião do Véio: Mamonas Assassinas, o Fenômeno

Em 1992, ainda chamados de Utopia, após muitos shows nas periferias de São Paulo e Guarulhos, os meninos tentaram realizar um show no Estádio Paschoal Thomeo, mas foram praticamente expulsos pelo diretor que afirmava que nunca fariam sucesso tendo o nome que tinham e sua musicalidade exótica. Então continuaram fazendo pequenas apresentações na periferia. Mas tudo começou a mudar quando a Utopia realizou um show em um bar na cidade de Guarulhos, conheceram o produtor Rick Bonadio que os levou a gravar as músicas “Pelados em Santos” e “Robocop Gay“, mudando então o perfil atual da banda e alterando o nome para Mamonas Assassinas do Espaço, nome criado por Samuel Reoli, e reduzido depois para Mamonas Assassinas. Sendo assim, enviaram uma fita demo para as gravadoras Sony Music e EMI, com as gravações de “Pelados em Santos”, “Robocop Gay” e “Jumento Celestino”. 

Os meninos conseguiram o contrato, mas pra isso receberam a ajudinha de Rafael Ramos, baterista da banda Baba Cósmica e também filho do diretor artístico da EMI – João Augusto Soares, que insistiu na contratação da banda. Em 28 de abril de 1995, após assistir a um show do grupo, João assinou contrato com os Mamonas. Ainda no mesmo ano, com produção de Rick Bonadio, gravaram o primeiro e único disco do conjunto.

Kayo De Bortoli Moreira (@DeBortoliKayo) — 108 answers, 135 likes ...

Em seguida, o grupo passou a viver uma verdadeira maratona de apresentações em programas de televisão e shows, numa trajetória de sucesso memorável – sem defeitos. Os meninos chegaram a se apresentar nos melhores programas da época, como: “Jô Soares Onze e Meia”, “Domingão do Faustão”, “Programa Livre”, “Domingo Legal” e “Xuxa Park”, e muitos outros.

Chegaram a tocar oito dias por semana, às vezes fazendo dois shows por dia e tocando em 25 dos 27 estados do Brasil, realizando 190 shows em 180 dias. Os cachês do grupo que pularam de 8 mil pra 70 mil, sendo um dos mais caros do país. Tudo era uma loucura e a cada dois dias eram vendidos mais cem mil discos do conjunto. Ainda no mesmo ano, receberam o Troféu Xuxa Hits, e o Prêmio SBT de Música na categoria Revelação. E em 1996, receberam o Troféu Imprensa, na categoria “Revelação do Ano”, “Melhor Música”, por “Pelados em Santos”, e o “Troféu 1996”, como a “Melhor Banda do Ano”.

Divirta-se relembrando as melhores músicas dos Mamonas Assassinas

Em janeiro de 1996, fizeram o histórico show no Estádio Paschoal Thomeo, em Guarulhos, totalmente lotado. E esse show foi filmado não pela produção e sim pelos admiradores dos meninas, que registraram o momento em que o vocalista Dinho, sentado no palco, fez um desabafo dizendo que sempre foi um sonho deles tocar naquele ginásio de onde tinham sido praticamente expulsos apenas quatro anos antes, tornando aquele momento único para os fãs.

Temos um segundo disco, o intitulado “Atenção, Creuzebek: A Baixaria Continua” é uma coletânea póstuma do grupo brasileiro, lançada no ano de 98, após dois anos da morte da banda. Esse disco é formado basicamente por versões ao vivo das canções do único álbum de estúdio da banda, extraídas de um show em São Paulo.

Mamonas Assassinas Atenção Creuzebek A Baixaria Continua - R$ 35 ...

No ano de 2006 foi lançado o “Mamonas Ao Vivo” um álbum ao vivo do grupo, também após a morte dos meninos, 10 anos para ser mais preciso. O álbum, foi extraído de uma apresentação da banda no Anhembi em São Paulo, contendo todos os sucessos do disco de estréia, lançado em 1995. Esse foi mais uma estrategia de marketing para ganhar dinheiro em cima da marca, tendo em vista que anteriormente já tinha sido fabricado um disco com lives em São Paulo.

CD - MAMONAS - AO VIVO - A Musical Patos

Por Toda Minha Vida – Mamonas Assassinas foi um episódio do programa Por Toda Minha Vida, da Rede Globo, exibido em 10 de julho de 2008. E em 7 de dezembro de 2009, esse especial foi lançado em DVD com o selo EMI – gravadora que assinou com os meninos em 95. O episódio recebeu uma indicação ao Emmy Awards, sendo a terceira indicação do Por Toda Minha Vida para este prêmio, pra quem assistiu e teve a oportunidade de acompanhar a vida dos Mamonas viu o quão importante foi esse episódio, não focaram somente em ganhar dinheiro e sim em passar a mensagem que esse grupo incrível queria nos passar.

Sinopse do episódio: Para os Mamonas Assassinas, 1995 tinha sido um ano inacreditável. De meninos simples e anônimos, eles se transformaram em estrelas da música pop. O especial “Por Toda Minha Vida” conta a trajetória dos 5 rapazes que divertiram o país com hits como “Robocop Gay”, “Pelados em Santos” e “Vira-Vira”. Com direção de núcleo de Ricardo Waddington, e apresentação de Fernanda Lima, este documentário traz imagens de arquivo, dramatização e depoimentos de amigos, familiares e profissionais que acompanharam de perto a carreira dos músicos.

Mamonas Assassinas Por Toda a Minha Vida - YouTube

Os meninos conseguiram estabelecer o record brasileiro de vendas de discos num só dia com 25 mil exemplares vendidos em apenas 12 horas – 1995. O disco Mamonas Assassinas foi o mais vendido em sua estreia no cenário brasileiro da música. Além de conseguirem o record mundial como o álbum que mais vendeu em menos tempo: 1,8 milhões de cópias em menos de um ano. Mesmo com pouco tempo de carreira do grupo, seu debut ocupava, até o ano de 2014, o nono lugar dos discos mais vendidos na História do Brasil. 

Sendo assim no mesmo ano – 2014, foi lançado mais um disco da banda. Esse chamado “Pelados Em Santos” e foi fabricado com a intenção de homenagear os meninos e toda sua trajetória curta, mas tão calorosa. O disco conta com as músicas do primeiro trabalho e com algumas lives de shows pelo meio.

Mamonas Assassinas - Pelados Em Santos by Mamonas Assassinas on ...

Mesmo com todo esse sucesso estrondoso, a carreira dos grandiosos Mamonas Assassinas durou pouco mais de sete meses, de 23 junho de 1995 a 2 de março de 1996, quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal sobre a Serra da Cantareira, o que ocasionou a morte de todos os seus integrantes, causando grande comoção nacional. O enterro dos componentes do grupo, realizado no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos, foi acompanhado por cerca de 65 mil fãs.

Em 2019, o grupo foi homenageado com a apresentação do espetáculo infantil “Mamoninhas“, no Teatro Clara Nunes, no bairro carioca da Gávea, com versões das músicas do conjunto para o público infantil com direção do humorista Lucas Veloso e direção musical de Gugu Peixoto.

SAUDADES! Mamonas Assassina uma época que nao vivi - Music Teen Brasil

Vale lembrar que até hoje são feitas muitas homenagens para o grupo, e ainda existem muitos admiradores dessa banda que surgiu feito um furacão em todo o Brasil e com sua graça conquistou muita gente, deixando após o acidente um país inteiro em luto.

Tem alguma sugestão ? Entre em contato com a gente por meio da nossa página do FacebookSaga Das Musicas

Apoio Biografia: Dicionário Cravo Albin Da MPB, eBiografia, entre outros.

3 comentários sobre “A Saga Dos Mamonas Assassinas – Discografia

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.