Tudo o que você precisa saber sobre a era “Erotica” da Madonna

“Erotica” é o quinto álbum da Madonna, e vem após o Like a Prayer, que não caiu na maldição do quarto álbum e ainda se tornou um dos maiores marcos da cultura pop. O Erotica, diferente de seu antecessor, é bem mais focado em sexo e fantasias sexuais.

Se Madonna já havia sido boicotada durante a era “Like a Payer” e durante a tour “Blond Ambition”, por conta dos artigos religiosos, agora que ela ia conhecer o verdadeiro boicote. Antes era só a igreja católica que estava no pé dela, agora era a sociedade em peso.

Pra começar bem essa era, Madonna havia lançado sua coletânea “The Immaculate Colection” em 1990 que vinha com duas inéditas: “Rescue Me” e a polêmica “Justfy My Love”, com um clipe +18 que foi proibido pela MTV, sendo lançado em VHS como presente aos fãs.

Quando Madonna finalmente iniciou a era Erotica, em outubro de 1992, junto do cd ela lançou um livro chamado “SEX”. Esse contém diversos relatos sexuais, além de fotos sensuais da cantora com outros famosos da época, como o Vanilla Ice e Naomi Campbell. O livro serviu como argumento contra sua índole mais tarde.

Já quando o disco foi lançado os fãs estranharam um pouco a estética do cd, que contém uma capa diferente dos anteriores. A foto de capa foi fotografada por Steve Meisel, fotógrafo também do livro SEX. A partir daí foi só ladeira a abaixo.

A situação foi semelhante ao que ocorreu atualmente com Katy Perry quando a cantora lançou seu álbum “Witness”. Madonna era questionada repetidamente sobre como se sentia em relação ao fracasso de seu cd, e de tanto repetirem a pergunta, a situação se tornou real.

Agora falando um pouco sobre o álbum, suas influências e sonoridade. Madonna se sentiu atraída pelo R&B que estava estourando nas rádios norte americanas da época. Vale ressaltar que foi nessa época que surgiu a Mariah. O álbum é bem influenciado pelo Blues e o Jazz.

O disco é aberto com a faixa título, que foi escolhida como single, a música apresenta sua persona artística, a dominadora BDSM Dita. O nome é uma homenagem à atriz alemã Dita Parlo dos anos 30. A canção fala abertamente sobre dominação sexual e BDSM. Madonna foi uma pioneira no assunto, junto de Grace Jones. O clipe de “Erotica” mostra o making of das fotos do livro.

Logo após vem “Fever” que é uma canção de jazz remixada nos vocais de Madonna. A canção original pertence ao cantor Little Willie John. Sua letra fala sobre uma “febre” sexual, àquele fogo que ascende na hora H. Foi escolhida também como single.

“Bye Bye Baby” é a terceira faixa. É o sexto e último single do disco. A canção começa com a famosa frase “Essa não é uma canção de amor”, dita antes em “Love song” de Like a Prayer. A letra é justamente sobre um boy que gosta de enrolar até a gente perder o interesse.

A icônica “Deeper And Deeper” traz de volta a onda da Disco music. O clipe também é inspirada nesse movimento. A faixa foi escolhida como o segundo single do disco. Madonna fala sobre sempre se apaixonar, reerguendo-se sempre após um coração partido. O clipe traz um conceito macabro de culto à deuses.

Logo após vem “Where Life Begins”, que tem uma linha de baixo maravilhosa. Inspiarada pelo Jazz, Madonna enaltece sua vagina e diz pro seu boy que querer um beijo lá em baixo na perseguida (onde a vida começa rsrs). Foi a primeira faixa composta pro disco, e ela é toda falada.

Também escolhida como single, “Bad Girl” é outra faixa motivada pelo R&b. Madonna narra a vida de uma mulher festeira, que vive rodeada de homens, mas no final do dia está só. O clipe é uma obra de arte, dirigido por David Fincher. Nessa parte o álbum passa a falar menos sobre sexo.

Continuação de “Justify My Love”, a faixa “Waiting” foi dita pela Rolling Stone como “balada sobre saudade”, a faixa fala sobre um amor não correspondido. A composição é incrível, confira: “Se você tem que pedir algo mais do que uma ou duas vezes. Não era seu em primeiro lugar“.

“Thief Of Hearts” é pra quem gosta de “Jolene” da Dolly Parton. A letra é parecida, e essa ainda traz elementos do hip-hop. Madonna fala sobre essa mulher que finge ser amiga dela pra poder roubar seus homens. Na letra você não sabe se Madonna está falando sobre si mesma.

“Words” vem em seguida. O instrumental traz os mesmos elementos da anterior. Nessa ainda são adicionados samples de sintetizador. Os vocais de Madonna estão graves. A letra diz a respeito de agressões verbais, Madonna canta: “Você tenta se humilhar com suas palavras, tão chique”.

Logo após temos o hino “Rain”, a faixa mais romântica do álbum. Foi um dos maiores sucessos comerciais da era. Escolhida como o 5º single, a música fala sobre uma chuva de amor, basicamente é isso. É uma balada clichê e muito bonita, na verdade.

“Why’s It So Hard” é uma das melhores do álbum. A música traz elementos do Reggae e do Ska. Madonna fala sobre o preconceito sofrido pelas minorias e como é difícil para a sociedade amar ao próximo.

“In This Life” é a canção mais triste de todo o álbum. Madonna dedica a faixa ao seu amigo Martin Burgoyne, que morreu de AIDS. Madonna vem falando sobre o problema do HIV desde o álbum Like a Prayer, que vinha junto de um folheto sobre como a aids era perigosa.

O álbum é encerrado com “Secret Garden”. É uma música muito linda sobre auto descoberta. Madonna canta sobre ainda manter sua delicadeza e ser uma mulher esperançosa em relação ao amor. A canção também faz alusão à vaginas e masturbação, fazendo metáforas com um jardim e flores.

Para a divulgação do disco, Madonna saiu pelo mundo com a “The Girlie Show Tour”, que continha insinuações de sexo, performances inspiradas no cinema e vocais incríveis. Os figurinos eram lindos. A tour veio para o Brasil e na época bateu recorde de público.

Um comentário sobre “Tudo o que você precisa saber sobre a era “Erotica” da Madonna

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.