6 Filmes do Studio Ghibli que são inspirados em livros

Conhecido como “A Disney Do Japão”, o Studio Ghibli acumulou muitos fãs ao redor do mundo e até Oscar já ganhou, tamanha a perfeição de seus filmes. Nos eventos de anime você sempre irá ver alguém vestido de “Sem Face” ou de Chihiro, é de lei, mas o que os fãs (ou a maioria deles) não sabem é que muitos dos filmes do estúdio são na verdade adaptações de livros.

Studio Ghibli : Goro Miyazaki va réaliser un troisième film | LCDG

Talvez, justamente por isso, seus filmes sejam tão bem executados, já que há uma trama pré-disposta por trás e o diretor tem que se atentar apenas em como a mensagem será passada. E se quer minha opinião, são as melhores adaptações do cinema, mas vamos à lista.

1º O Castelo Animado

Lançado em 2004, um dos favoritos dos fãs, “O Castelo Animado” se passa em um mundo medieval com muita magia e fala sobre uma aprendiz de chapeleiro que é enfeitiçada por uma bruxa, ela acha abrigo em um castelo que anda. A obra é inspirada no livro de mesmo nome escrito pela escritora britânica Diana Wynne Jones, lançado em 1986.

Leia minha matéria sobre as principais diferenças entre o livro e o filme, clicando aqui: “O Castelo Animado” – Diana Wynne Jones (Livro VS Filme)

2º O Serviço De Entregas da Kiki

Esse foi lançado em 1989 e fala sobre a jornada de uma bruxinha chamada Kiki, que tem 13 anos e precisa realizar uma espécie de “ritual” de passagem, pois agora ela é oficialmenteu ma bruxa e precisa se isolar de sua família em uma cidade distante, para estudar suas habilidades. É inspirado no “Majo no Takkyubin” lançado em 1985, da autora japonesa Eiko Kadono (ela já morou no Brasil). Existem outros livros que continuam a história, mas foram lançados após o filme.

3º Memórias de Marnie

When Marnie was there by Robinson, Joan G. (9780007591350) | BrownsBfS

Esse é bem recente, o filme foi lançado em 2014 e conta a historia de Anna, uma garota um pouco antisocial, com problemas de respiração e que não gosta de se relacionar com as pessoas. Ela se muda para a casa de seus tios para tratar da saúde e conhece uma menina chamada Marnie, que mora em uma casa grande afastada. Mas Marnie é muito misteriosa e Anna se sente cada vez mais próxima dela. O filme é inspirado no romance da autora britânica Joan G. Robinson, intitulado “Quando Marnie Esteve Aqui” publicado pela primeira vez em 1967. 

4º O Mundo Dos Pequeninos

O Mundo dos Pequeninos (2010, de Hiromasa Yonebayashi) | Minha ...

Lançado em 2010, “O Mundo Dos Pequeninos” é um filme super divertido sobre uma raça de criaturinhas iguais a humanos que vivem escondidos nas casas. É um dos mais infantis do estúdio, ao lado de “Meu Vizinho Totoro” e “Ponyo”, tanto que o filme foi lançado em colaboração com a Disney. A história é inspirada no famoso livro “Os Pequeninos Borrowers”, livro da Mary Norton que foi lançado em 1952. Existem várias adaptações famosas da obra.

5º Contos de Terramar

The Books of Earthsea: The Complete Illustrated Edition | Amazon ...

Esse é o menos favorito entre os fãs do Studio Ghibli, dizem que pela má adaptação. A história fala sobre o príncipe Arren, que mata seu pai e foge para longe, no caminho ele conhece o feiticeiro Ged que o ajuda a encontrar seu caminho. O filme é uma adaptação dos livros da série “Terramar”, escritos pela escritora americana Ursula K. Le Guin. Na série, “Terramar” é um vasto arquipélago cercado por um oceano desconhecido.

6º Túmulo Dos Vagalumes

Túmulo Dos Vagalumes - Ed. Especial - DVD - Saraiva

Quem nunca chorou vendo esse? O filme de 1988 conta a historia de dois irmãos que ficam orfãos após sua mãe sofrer um acidente causado pela guerra no Japão, eles tem então que sobreviver nas ruas, sem abrigo e sem nenhum tipo de ajuda. O filme foi inspirado pelo conto semi-autobiográfico de 1967 do autor japonês Akiyuki Nosaka. É baseado em suas experiências antes, durante e após o bombardeio de Kobe em 1945.

Mas e você, sabia dessas inspirações literárias? Comente ai embaixo.

hayao miyazaki studio ghibli gif | WiffleGif

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.