Sade para a geração Z: Conheça a melhor banda de Smooth Jazz em 5 músicas

As vezes as músicas nos tocam de formas muito pessoais e é mágico quando isso acontece. Conheci o trabalho de Sade por acaso, por conta de um trecho de seu clipe solto no Twitter, que me gerou interesse em procurar mais sobre a banda. Ouvi então o “Love Deluxe”, que é uma obra-prima musical totalmente inspirado pela obra “A Pequena Sereia”.

Leia minha resenha sobre a obra aqui: Você Precisa Ouvir: Sade – “Love Deluxe” (Em busca de um amor irreal)

Sade, pra quem não conhece, é uma banda de Jazz, que também atua nos estilos Funk, R&B e Soul, formada em 1982 por Sade Adu (vocalista), Stuart Matthewman (guitarra e saxofone), Paul Denman (baixo), Andrew Hale (teclado) e Paul Cook (bateria).

A banda ainda está em atividade, eles já lançaram seis discos em estúdio, mas desde 2010 não houve nenhum lançamento de inéditas, infelizmente. Ainda assim, a qualidade de suas músicas é tão incrível que eles chegaram a receber quatro prêmios Grammy nas categorias “Artista Revelação” em 1986, “Vocal R&B Duo/Grupo” com o single “No Ordinary Love’ em 1994, “Best Pop Vocal Album” com o álbum “Lovers Rock” em 2002 e “Vocal R&B Duo/Grupo” novamente por “Soldier Of Love”.

A vocalista Sade Adu na verdade se chama Helen Folasade Adu e nasceu na Nigéria, mas foi criada na Inglaterra. Com sua apresentação no famoso Live Aid no Wembley Stadium no ano de 1985, Sade Adu se tornou a única artista descendente de africanos a cantar para uma platéia gigantesca de mais de 75.000 pessoas, e uma audiência televisiva estimada mundialmente em 1,4 bilhões em 170 países.

Khaled Beydoun on Twitter: "Happy Birthday to the incomparable and ...

Já deu pra perceber que Sade não é brincadeira né, mas mesmo com todo esse legado, há quem não conheça o trabalho da banda, talvez por não haver nenhum disco novo há 10 anos, ou pelo fato de que a nova geração não ouve rádios, a questão é: precisamos divulgar o trabalho de Sade. E pensando nisso, criei essa pequena lista de cinco músicas para começar a ouvir suas canções.

1º Never As Good As The First Time

A canção pertence à tracklist de seu segundo disco e conta com os vocais de apoio de seus backing vocals Jake Jacas e Leroy Osbourne. É uma canção bastante marcada pelo Baixo, que entra em evidência no álbum “Promisse”. É uma música muito gostosa para começar sua jornada.

2º Hang On To Your Love

Essa música foi lançada em seu disco de estréia “Diamont Heart”, de 1984. A música traz muitas influências do Smooth Jazz e do Funk do final dos aos 70, lembrando até mesmo as canções de Michael Jackson, como o clássico Baixo de “Billy Jean”.

3º Smooth Operator 

“Smooth Operator” é sua primeira canção de sucesso e também está incluída em seu disco de estréia, lançado como terceiro single promocional. A faixa, no entanto, traz bastante do Jazz em sua forma mais crua. A música é sobre um cara dominante que não é bom para ela, mas ainda assim é irresistível.

2º The Sweetest Taboo

A canção foi escolhida como primeiro single do disco “Primisse” de 1985 e traz um pouco do bolero desta vez, mostrando a versatilidade de Sade. É uma canção sexual, daí vem o título “tabu doce”, já que o sexo quando cantado por mulheres é sempre um tabu, mas continua sendo um prazer intenso.

1º No Ordinary Love

Sendo destaque na trilha sonora do filme “Proposta Indecente”, de 1993, “No Ordinary Love” é uma música embasada no Reggae, estilo musical jamaicano. É a primeira faixa do disco “Love Deluxe”, que traz uma narrativa linear sobre amores líquidos.

Gostou da lista? Deixe um comentário com a sua opinião ❤

Sade - No Ordinary Love GIF | Gfycat

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.