In A Dream EP: Troye Sivan parte em uma jornada de superação (Crítica)

Dois anos foram o suficiente para o amadurecimento artístico do jovem Troye, que lançou seu segundo álbum em estúdio, “Bloom”, em 2018, e no disco em questão ele explora uma sonoridade mais próxima do Dance Pop, o que quebrou um pouco sua imagem de “cantor alternativo”, e então após definir o que queria para sua carreira o cantor liberou seu EP “In A Dream”, que fica no meio termo entre o Pop e o Alternativo.

Troye trabalhou muito bem na identidade de seu EP, que é muito completo e bem rápido, tendo apenas 19 minutos de duração. É interessante observar que ultimamente muitos cantores estão investindo em álbuns mais curtos, ou com músicas curtas, ou com poucas faixas – costume bastante popular na música coreana que trabalha EP’s como se fossem álbuns. Não são apenas 6 faixas, é toda uma era que Troye Sivan iniciou.

Lançado pela gravadora “Universal Music Australia” no dia 21 de agosto do ano de 2020, o EP conta com OZGO & Teo Halm na produção. É um trabalho de cunho mais pessoal que o “Bloom” e o “Blue Neighbourhood” por conter relatos mais íntimos sobre um relacionamento em específico de Troye.

O cantor investiu em uma sonoridade mais polida e bem experimental, logo temos canções um tanto diferentes umas das outras, mas ao mesmo tempo todas se conectam, não soando algo muito misto. Temos a forte presença dos teclados e do sintetizador, vocais graves, nada que já não tenhamos visto antes.

O produtor OZGO já trabalhou com Taylor Swift em seu álbum “Reputation”, logo é de se esperar um EP cheio de arranjos pesados e metálicos.

“Take Yourself Home” é a primeira música do EP e é também o primeiro single lançado para promovê-lo. A canção fala sobre a sensação de homesick e durante a quarentena foi uma das favoritas dos fãs já que ela fala sobre ficar em casa. O instrumental é misto, começa bem calmo e cresce aos poucos e do nada vira um samba, sério! É a melhor de todo o EP.

“Easy” é o segundo single da obra e vem logo após, junto de um instrumental bem estático, que não evolui tanto, pois o foco é sua letra. O eu lírico se recorda de um relacionamento muito feliz que teve, mas que acabou por conta de sua fidelidade e logo o que restam são as doces memórias.

“could cry just thinkin about you” é uma interlude de 52 segundos onde Troye expressa seu pesar pelo fim de uma relação da qual ele gosta muito. Em um dos trechos ele diz “Eu poderia chorar só de pensar em você, cada linha que escrevo é algo sobre você. Cada cara que eu quero se parece com você.”

Depois vem “STUD”, uma canção bem intensa sobre padrões de beleza e como a comunidade gay os impõe de uma forma bem tóxica. Na letra o eu lírico fala sobre um homem bem padrãozinho (malhado) que ele sente atração, mas se sente inseguro, pois seu corpo não atente a esse padrão.

“Rager Teenager” é o terceiro e último single do EP. Soa como uma carta para o Troye Sivan do passado, na epoca que ele ainda não era assumido e tinha que aguentar comentários homofóbicos de bico calado, a canção inspira confiança e coragem. O instrumental é bem pesado também.

O mini álbum é encerrado com a faixa título, “In A Dream”, que tem uma melodia bem otimista, voltada ao House, mas a letra é um tanto triste, pois Troye fala sobre estar deixando para trás alguém que ele amou muito, mas sabe que a relação entre eles jamais será a mesma. Ele diz que seu ex o visita em seus sonhos e isso é doloroso.

“In A Dream” é o melhor trabalho do artista desde o lançamento de seu disco de estréia em 2015. É um EP bem executado e que conversa diretamente com a sociedade atual, principalmente com o seu público alvo, que são jovens LGBT’s que precisam lidar com suas sexualidades e com a forma que são vistos socialmente. Além disso é uma obra que aborda o amor da forma como ele é: incerto e incoerente.

Ouça na íntegra:

3 comentários sobre “In A Dream EP: Troye Sivan parte em uma jornada de superação (Crítica)

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.