A experiência de ler uma história ficcional de terror é muito mais imersiva do que assistir a um filme do gênero, principalmente pela quantidade de detalhes que o escritos coloca em suas palavras, é justamente isso que chama a atenção na obra “O Lado Sombrio Do Sítio”, um livro antológico repleto de pequenos contos aterrorizantes inspirados no universo do “Sítio Do Picapau Amarelo”.

Lançado pela Lura Editorial no mês de setembro de 2019, o livro é organizado por Felipe S. Mendes, escritor de “Linha 4 Amarela“. Nesta antologia encontram-se mais de 40 escritores, incluindo André Vianco e Tereza Cristina. O livro só existe pelo motivo de que a obra de Monteiro Lobato caiu em domínio público em janeiro de 2019, esse é inclusive um dos assuntos aterrorizantes tratados no livro.
Tendo cerca de 43 contos, cada uma das histórias foca em um estilo diferente de terror, tem até uma história inspirada por “Jogos Mortais”, outra que fala sobre racismo e a vingança dos personagens negros. Um conto que chama bastante atenção é “A Entrevista”, por Tereza Cristina, que fala sobre influências demoníacas que rondam a história do Sítio.
Aqui tem de tudo, desde de thriller, suspense, terror psicológico, horror, a cada conto você se surpreende mais. Os colaboradores escolhidos para compor à obra são excelentes e conseguem criar uma atmosfera assustadora. Algumas das pequenas histórias são realmente muito pesadas, contendo abuso sexual, mutilação, etc, é pra quem tem estômago.
O melhor de “O Lado Sombrio Do Sítio” é que a leitura flui muito naturalmente e o livro não se torna algo maçante de se ler. Não é uma história contínua, e a cada fim é estimulado um recomeço, um novo conto, um novo medo a ser explorado. É um dos livros mais interessantes, e brasileiro ainda por cima, dos últimos anos. Vale muito à pena essa leitura, principalmente para os amantes de terror.
Você pode comprar o livro aqui: https://livro.luraeditorial.com.br/oladosombriodositio-2