JAGUAR: Victoria Monét é o futuro do R&B (Crítica)

Quando um artista não foca apenas em uma grande massa, mas sim na qualidade de seu som e na forma como suas músicas vão tocar seus fãs, as chances de seu álbum ser excelente simplesmente multiplicam. Victoria Monét consegue entregar trabalhos super coesos e ao mesmo tempo muito divertidos, sem perder a qualidade.

Após o lançamento de três EP’s, para testar a recepção do público e também para simplesmente agradar os fãs com músicas novas, a cantora Victoria Monét finalmente lançou seu tão aguardado debut, o “JAGUAR” de 2020. O disco conta com 9 faixas, e por algum motivo é considerado seu álbum de estreia, mesmo que “Life After Love, PT 2.” tenha apenas uma faixa a menos.

Ler também: Crítica: Victoria Monét – Life After Love, PT 2.

Em entrevista para o site “The Cut” a cantora exemplificou suas inspirações para o álbum, confira um trecho: “Jaguares nem sempre estão sob os holofotes, mas eles estão lá. É assim que me sinto como artista e compositora neste mundo da música. Estou mais em segundo plano. Mas se eu quiser algo, eu realmente aprendo e me transformo naquela besta que está focada e centrada e quer ir buscar o que eu estava de olho.

Lançado no mês de agosto no dia 7, “JAGUAR” conta com o selo Tribe Records e tem apenas cinco produtores trabalhando em suas faixas, tendo destaque para SG Lewis, produtor de “Hallucinate” da Dua Lipa. Na lista de compositores podemos encontrar o lendário Babyface, rei do R&B, Khalid, a própria Victoria e outros cinco escritores.

Apesar de haver poucos nomes envolvidos na produção, este é um álbum que não fica atrás de nenhum outro lançado neste ano. A qualidade é indiscutível, os solos de trompete e de guitarra são perfeitos e o timing das músicas é encantador. São canções que trazem àquela sensação de verão e de nostalgia, é como viver em um filme dos anos 90.

Para anunciar o lançamento do disco – que estava previsto para o dia 31 de julho, mesmo dia que Beyoncé lançou seu “Black Is King”, daí o adiamento para o dia 7 – Victoria divulgou um vídeo em seu canal que soa como um curta-metragem que dá início à sua era “JAGUAR”. Confira:

Após passar mais de 5 anos escrevendo canções para outros artistas e compondo faixas sobre sexualidade e juventude, Monét tenta dar um rumo diferente para sua carreira, criando um ambiente mais psicodélico em suas canções.

“Moment” é a faixa que abre o disco, com um instrumental bem sombrio e vocais distantes e pouco estridentes. Victoria fala sobre viver o momento, ou em outras palavras, aproveitar o que ainda resta de nossas vidas, recusando os momentos tristes e abraçando seus sonhos.

“Big Boss” é a primeira interlude do disco, contendo um minuto e meio de duração. A faixa tem um foco maior nos vocais da cantora, que diz a si mesma que ela é uma grande mulher e precisa lembrar disso quando se sentir para baixo. Em suas próprias palavras: “Eu me imagino cantando no espelho, como, “Lembre-se quem você é, lembre-se do que você tem.

“Dive” vem em seguida com toda a tensão sexual que Victoria gosta de trazer para suas faixas. É uma canção otimista em questão de instrumental, ao fundo podemos ouvir alguns gemidos. A letra fala sobre o prazer de uma mulher ao receber sexo oral.

“We Might Even be Falling In Love” é a segunda interlude, desta vez um pouco mais rápido do que a primeira, com apenas 51 segundos. O instrumental é incrível, eu poderia ouvi-lo em uma canção de 4 minutos. Na letra Victoria fala sobre estar se apaixonando por alguém e é uma sensação doce.

Victoria Monét – 'JAGUAR' album review

A faixa título vem logo em seguida e com ela podemos entender o conceito da obra. “Jaguar” é uma canção de amor, como uma balada dedicada a alguém, principalmente na estrofe em que diz “Assim como um jaguar, preto sedoso”. Pode ser dedicada ao amante de Victoria, descrito na faixa anterior, ou para ela mesma em terceira pessoa.

“Experience” é a melhor do álbum em quesito de arranjo instrumental. É uma música super dançante e alto astral, em colaboração com Khalid e SG Lewis. Na letra os dois cantores falam sobre uma experiência de amor que, por mais que tenha sido frustrante, serviu para um propósito maior de amadurecimento.

“Ass Like That” é a próxima, trazendo um combo majestoso de R&B do jeito que a gente gosta. Ainda que a melodia seja um tanto melancólica, a letra é muito interessante, Victoria Monét fala sobre um jogo de sedução que fez com um homem que passou por sua vida, ela o enviava fotos nua enquanto exaltava seu próprio corpo.

“Go There With You” traz um pouco do hip-hop dos anos 90 à tona. O grande momento da faixa é o solo de guitarra, cujo Monét insistiu em trabalhar em cima após uma performance bem sucedida no programa do Jimmy Kimmel. A letra fala sobre não desperdiçar tempo brigando, mas sim fazendo amor.

O álbum é encerrado com “Touch Me” que é um pouco mais lenta e finaliza a experiência de “JAGUAR” da mesma forma que começou, inclusive os instrumentais se completam bastante. A letra também é extremamente sexual e fala sobre conhecer as partes sensíveis do corpo de alguém pelo toque.

Wow Victoria Monet GIF - Wow VictoriaMonet SongAssociation - Discover &  Share GIFs

É um álbum incrível em questão da sonoridade e os vocais calmos e por muitas vezes sussurrados, Victoria Monét sabe como transportar seu ouvinte para outra dimensão, no entanto seu lado lírico não se encontra. A cantora se auto desafia a escrever uma obra completamente diferente da anterior, mas as histórias narradas por ela se repetem. Não que isso tire a qualidade do disco.

Ouça na íntegra:

2 comentários sobre “JAGUAR: Victoria Monét é o futuro do R&B (Crítica)

  1. É triste perceber o quanto o grande publico perde artistas incríveis como a Victoria Monét que tem tudo para serem grandes nomes da indústria do RnB, eu amo as musicas dela e espero que ela ganhe seu merecidíssimo reconhecimento

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.