Desalma: O terror brasileiro que vale a pena

Quem disse que a cultura pop do Brasil é ruim, teve que morder a língua após o novo lançamento de terror dramático da Globo Play. “Desalma” é uma série brasileira inédita sobre bruxas, bem conveniente para o mês do Halloween, não? Quem é fã de “A Maldição Da Residência Hill” e “A Maldição Da Mansão Bly” vai se sentir acolhido por esse enredo super incrível, que mescla elementos místicos da cultura ucraniana com a nossa querida cultura brasileira.

As produções brasileiras vem ganhando bastante notoriedade, principalmente após a Globo Play ultrapassar o número de assinantes da Netflix aqui no nosso país. A atriz Marjorie Estiano foi reconhecida internacionalmente por sua atuação na série “Sob Pressão” de 2017 e graças a esse feito, temos a oportunidade de prestigiar uma nova produção do famoso serviço de stream da Globo.

A série “Desalma” conta a história de uma cidade fictícia chamada Brígida – localizada no Sul do país, essa cidade é inspirada nas colônias ucranianas do Paraná – lar de muitos segredos. Em 1988, na festa de Ivanà-Kupala, celebração típica da Ucrânia, uma jovem é assassinada e em decorrência deste fato, uma grande maldição é jogada na família de seus assassinos. Após 30 anos do ocorrido, uma nova celebração irá ocorrer na cidade, mas a maldição volta a assombrar os moradores.

O elenco é incrível, principalmente as atrizes Cássia Kiss, Cláudia Abreu, que até então era mais conhecida pelas novelas em que atuou, e Maria Ribeiro, as três dão um verdadeiro show de atuação, que entra em contraste com os atores coadjuvantes, que muitas vezes soam um tanto robóticos em suas falas cultas mal enfatizadas.

Desalma | Tudo sobre a nova série brasileira do Globoplay

O ponto alto da série é o suspense criado em cima da morte da jovem Halyna, que é bem mais complicada do que o telespectador pensa. A série introduz diversos assuntos sobrenaturais, como possessão, bruxaria, rituais, invocação, religião, etc. É a série perfeita para quem curte misticismo e adora cristais e incensos.

É uma série realmente muito bem feita, com pequenos pontos a serem corrigidos em uma possível segunda temporada, mas ainda sim bem consistente. O roteiro consegue prender o telespectador e criar um clima de mistério em cima das possessões e da mudança de comportamento de alguns personagens.

Algo que eu acredito que poderia ser melhor é a mudança entre décadas, já que a série vive indo e voltando de flashbacks. Muitos dos elementos culturais e comportamentais mostrados no flashback de 1988 simplesmente são irreais, ainda que bastante cômodos ao roteiro.

Conheça Desalma, nova série sobrenatural brasileira do Globoplay

A explicação dada à alguns dos fenômenos paranormais que assombram a vida dos personagens é um tanto morna, dada a expectativa do telespectador, mas isso ocorre para que se crie uma ansiedade para a segunda temporada. Algumas das questões abordadas nesses primeiros 10 episódios só serão respondidas na próxima parte.

Ainda assim, de longe é uma das melhores produções brasileiras feitas nos últimos anos, principalmente por não se acomodar à comédia pastelão do Brasil, e buscar abranger novos horizontes para a cultura pop nacional. Parabenizo a criatividade de Ana Paula Maia, criadora da série, por também explorar as cidades mais ao sul do Brasil, e mostrar o país de outra forma que não seja resumida à samba e carnaval.

8,2/10 – Nota.

Assista ao trailer:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.