Rita Lee: Um clássico obrigatório da MPB

Há mais de 40 anos a cantora Rita Lee lançava um álbum homônimo, sendo este seu sétimo disco em estúdio após seu trabalho com a banda “Os Mutantes”. Seu primeiro grande destaque em carreira solo foi com a canção “Ovelha Negra” e após isso Rita também foi bastante elogiada em seu sexto álbum, “Babilônia” de 1978. Naquela época a cantora lançava quase que um álbum por ano, por isso existem pelo menos quatro álbuns chamados “Rita Lee” em sua discografia.

Rita trouxe uma bagagem bastante rica em relação ao seu estilo musical bem centrado no Rock’n’Roll com um pé na psicodelia, influenciado pelos Mutantes e pelos sons da época, como Pink Floyd, por exemplo. “Mania De Você”, no entanto, conta com canções mais acessíveis ao público geral e por isso é um dos mais famosos da cantora.

Essa obra é influenciada pela Disco Music, bem popular nos anos 70, marca também a primeira das diversas colaborações entre Rita e seu então marido Roberto De Carvalho, com quem é casada até hoje, ou seja, todas as baladas românticas são sobre o relacionamento dos dois. Além da música Disco, temos o Bolero e o Rock, que não pode ficar de fora né.

“Mania De Você” é um álbum extremamente viciante, isso tendo apenas oito faixas que são poéticas, engraçadas e diverditas. O disco já é certificado 2X Platina aqui no Brasil. A cantora traz muito de seu bom humor para as suas composições, tendo até posicionamento feminista em uma das faixas.

Rita Lee tem relançado, em LP, álbum de 1980

O álbum é iniciado com “Chega Mais”, uma canção super divertida com influências da discoteca, tendo uma marcação de baixo incrível. Rita canta sobre reconhecer alguém especial e sentir uma energia incrível nesse encontro de almas. A música tem um teor sexual, mas também romântico.

“Papai Me Empresta O Carro” é super engraçada, tendo influências do Rock’n’Roll, a cantora assume uma persona adolescênte que está implorando para seu pai lhe emprestar o carro para que possa se divertir. É comum das músicas da Rita que suas letras sejam bem diretas, sem nenhum tipo de metáfora ou algo do tipo.

“Doce Vampiro” é uma canção bem peculiar, sendo uma das favoritas dos fãs. É tocada ao violão com acompanhamento do Baixo. A música traz uma atmosfera mística maravilhosa e fala sobre se acostumar com a figura fantasmagórica de um vampiro, ou no caso, uma pessoa que se comporta como um vampiro, sugando sua energia.

“Corre Corre” é outra canção bem divertida que traz influências da disco music, sendo uma das melhores do LP. Na letra a cantora descreve alguns dos perrengues que ela passou em seu ano anterior, é meio que um desabafo com a esperança de dias melhores a estilo Rita Lee.

Falando agora sobre o Lado B, começamos com “Mania De Você”, uma faixa incrível e não é atoa que é a música de mais destaque do álbum. Rita canta em um tom bem grave e o instrumental é conduzido pelo violão e pela percussão. A balada fala sobre viver momentos bons e excitantes com uma pessoa amada.

“Elvira Pagã” já é uma música com uma pegada mais militante, ainda que de forma bem disfarçada. Também agitada, a canção possui os seguintes trechos “Todos os homens desse nosso planeta pensam que mulher é tal e qual um capeta. Conta a história que Eva inventou a maçã. Moça bonita, só de boca fechada, menina feia, um travesseiro na cara,
dona de casa só é bom no café da manhã
“.

“Maria Mole” é outra composição bem aleatória e engraçada de Rita. A melodia distoa um pouco das outras, soando como um grande alívio cômico. A letra descreve uma mulher chamada Maria, que é bem da estranha e sem perspectiva de vida. Na época de seu lançamento a cançãofoi entendida como um Reggae infantil, mas a música também faz alusão ao uso de maconha.

O álbum é finalizado com “Arrombou A Festa Número 2”, que é uma ode à própria MPB (música popular brasileira), então sua letra cita diversos nomes da época, como Alcione, Sidney Magal, etc. É uma canção bem interessante, classificada como Rock. Uma ótima maneira de encerrar este disco tão épico!

Muso do Rock – Doce Vampiro, da Rita Lee – Rock 80 Brasil

Quem é fã de MPB tem a obrigação de ouvir essa pérola da música nacional. Rita Lee sempre foi e sempre será a nossa rainha do Rock e seu legado está salvo nas linhas de suas composições. “Mania De Você” é apenas um de seus diversos sucessos e sua criatividade em compor músicas atemporais é realmente um dom que precisa ser mais apreciado.

Ouça na íntegra:

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.